Um assunto que está gerando muitos comentários entre os pais em todos os municípios do Paraná é o novo Plano Estadual de Educação (PENE). Este assunto foi pauta entre os deputados da Assembleia Legislativa e aprovado no final do mês de junho por eles que instituiu uma nova data de corte para o ensino fundamental no estado.
Essa mudança está de acordo com resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE) e revoga uma lei estadual de 2009, que havia instituído 31 de dezembro como data de corte. Para o seu conhecimento as crianças que completarem 6 anos até 31 de março de cada ano poderão ser matriculadas nessa etapa. Há quem diga que quanto mais tempo a criança fique na educação infantil mais se atrasa o seu aprendizado, mas isso não é o que pensa o Conselho Federal de Psicologia que é favorável a data de corte e diz que essa mudança evita que crianças de 5 anos ingressem no ensino fundamental e sejam submetidas a avaliações e a uma rotina mais rigorosa.
O que foi determinado é que as crianças de 4 e 5 anos precisam estar matriculadas na educação infantil a partir de 2016 e é assim o que diz o Plano Estadual de Educação (PENE) e o Plano Nacional de Educação (PNE).
0 Comentários