A Secretaria Regional da Ilha dos Valadares enfrenta uma crescente pressão da população para resolver os problemas de drenagem em diversas ruas de vários bairros. Três áreas que necessitam urgentemente de atenção são a Baixada do Canarinho, Beco do Óleo, Poço do Acará na Baixada do Itiberê, bem como a região da Baixada do Vila Nova.
A Baixada do Canarinho, em particular, sofre com alagamentos constantes, e os moradores reclamam que, apesar das promessas, nenhuma ação efetiva tem sido tomada. A situação é a mesma há várias gestões: prefeitos, vereadores e secretários entram e saem, mas as medidas paliativas, como a colocação de bica corrida, são insuficientes.
Recentemente, a Secretaria Regional da Ilha dos Valadares divulgou imagens de funcionários descarregando manilhas e anunciou que três frentes de trabalho estão em andamento para instalá-las em pontos estratégicos. A população espera que as obras na região do Canarinho sejam feitas com qualidade, visando reduzir os prejuízos causados pelas chuvas e alagamentos frequentes. "Chega de serviço nas coxas!", disse um morador daquela região.