A Administração dos Portos de Paranaguá e
Antonina (Appa) vai investir cerca de R$ 40 milhões na construção de cinco
viadutos sobre a Avenida Ayrton Senna da Silva, principal via de acesso ao
Porto e a Paranaguá. As obras devem começar em 2016. O objetivo é desafogar o
trânsito e melhorar o fluxo de veículos, já prevendo o crescimento da
movimentação de cargas com as obras de ampliação e modernização dos berços de
atracação do Porto de Paranaguá.
O projeto da Appa prevê a construção de
viadutos nos seguintes pontos da Avenida Ayrton Senna da Silva: no quilômetro
5, na interseção com a BR-277; no quilômetro 1,5, no cruzamento com a Avenida
Senador Atílio Fontana; no quilômetro 3,4 no trevo de acesso da Fertipar; no
quilômetro 4,3, no trevo de acesso ao Aeroparque; e no quilômetro 6,7, no
entroncamento do Santa Rita.
O secretário de Infraestrutura e Logística,
José Richa Filho, citou que o Porto de Paranaguá é o segundo porto do Brasil,
tanto em dimensões quanto em movimentação de cargas. Apenas em 2014 foram
movimentadas 45 milhões de toneladas de cargas por Paranaguá.
“Os acessos terrestres ao Porto precisam de
intervenções que vão facilitar o escoamento de cargas, mas, principalmente,
melhorar a segurança e a qualidade de vida da população de Paranaguá”, reforçou
Richa Filho.
Em diversos pontos da Avenida Ayrton Senna é
possível constatar defeitos na pavimentação e um fluxo intenso de caminhões,
aliado à presença de ciclistas, carroças e pedestres nas margens das rodovias.
O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique
Dividino, destacou o fato de que mesmo com a alta movimentação de cargas, o
Porto de Paranaguá conseguiu solucionar o problema das filas de caminhões e já
pensa em soluções para a movimentação de cargas nas próximas décadas.
“Estamos há quatro anos sem filas de
caminhões e agora queremos resolver pontos de conflito no trânsito da cidade
com a construção de viadutos que vão colocar um fim nas dificuldades de
mobilidade nos acessos à cidade de Paranaguá”, reforçou Dividino.
ETAPAS DA OBRA – Os investimentos ainda
dependem da autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (Dnit) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antag), já
que as áreas para obras estão fora do porto organizado. No entanto, a Appa já
está concluindo os orçamentos e a revisão do projeto básico. Após as
autorizações inicia-se o licenciamento ambiental.
Com o licenciamento prévio em mãos, será
feita a contratação dos projetos de engenharia e, na sequência, a licitação e a
execução da obra.
HISTÓRICO – Em dezembro de 2012 a Appa, em
parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) elaborou um
sistema de rotas que determina trajetos a serem percorridos pelos veículos de
carga a partir do Pátio de Triagem. O objetivo das rotas é organizar o fluxo
viário, desde a saída do pátio até o acesso aos terminais graneleiros.
Além disso, a Appa já realizou inúmeras obras
viárias em Paranaguá, entre elas, a recuperação de dez vias de acesso ao
município e a construção de uma marginal de desaceleração de caminhões nas
proximidades do pátio de triagem. Também está licitando a reforma e recuperação
da Avenida Bento Rocha, onde serão investidos R$ 14 milhões. Todas as medidas
tiveram autorização dos órgãos competentes.
“Considerando que o desenvolvimento da cidade
de Paranaguá está diretamente relacionado ao crescimento do Porto, é preciso
rever constantemente o sistema viário do município e suas características”,
completou o diretor comercial da Appa, Lourenço Fregonese.
Fonte: APPA