O governador Beto Richa e o
ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, Helder Barbalho,
assinam nesta terça-feira (03), às 10h30, em Paranaguá, o contrato no valor de
R$ 394 milhões para obras de dragagem de aprofundamento dos canais de acesso aos
Portos de Paranaguá e Antonina. A solenidade acontece no auditório da
Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). O contrato será
assinado com a empresa DTA Engenharia, vencedora da licitação realizada pela
Secretaria Especial de Portos (por meio de Regime Diferenciado de Contratação
(RDC), SEP/PR número 02/2014) para dragagem de aprofundamento do canal de
acesso ao porto paranaense.
O contrato inclui a elaboração
dos projetos básico e executivo de dragagem, sinalização, balizamento e a
execução das obras de dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao Porto de
Paranaguá. A empresa terá um prazo de 11 meses para executar a obra.
A área objeto de dragagem deste
anteprojeto corresponde ao eixo leste-oeste do Complexo estuarino de Paranaguá,
com aproximadamente 45 km de comprimento e 7 km de largura. Ao todo, serão
dragados 14, 2 milhões de metros cúbicos de areia.
O secretário estadual da
Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, disse que a obra integra um
conjunto de melhorias realizadas nos portos paranaenses voltadas para a
segurança nas operações portuárias, redução de custos e agilidade nas
exportações e importações. “Estes investimentos farão com que o Porto de
Paranaguá passe a integrar definitivamente o cenário dos grandes portos do
mundo”, declarou o secretário.
CANAL DE ACESSO - Com a nova
dragagem o canal de acesso ao Porto de Paranaguá, chamado Canal da Galheta,
passará a ter 16 metros de profundidade. Hoje, o canal possui 15 metros. A
dragagem também trará ganhos de produtividade ao Porto de Paranaguá.
A Bacia de Evolução do canal –
área utilizada pelos navios para manobra e atracação – ganhará mais dois metros
de profundidade com a nova dragagem, passando de 12 para 14 metros. Já as áreas
intermediárias, localizadas entre o Canal da Galheta e a Bacia de Evolução,
passarão a ter 15 metros de profundidade.
O diretor-presidente da
Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino,
explica que a dragagem de aprofundamento do canal de acesso (intermediário), da
bacia de evolução e do berço público do complexo, faz parte de um programa de
dragagem estabelecido pela APPA, em parceria com o Governo Federal, e demonstra
que o Porto de Paranaguá está se mantendo atento à evolução das embarcações.
“A dragagem permitirá que navios graneleiros
de grande porte frequentem o Porto, assim como navios porta-contêineres de alta
capacidade, o que contribuirá para a redução dos fretes e, consequentemente,
maior competitividade dos grãos exportados”, declarou Dividino. Segundo ele, o
Porto recebe linhas semanais regulares de navios com 336 metros de comprimento
por 51 metros de largura. “A manutenção destas linhas depende da dragagem e da
segurança da navegação”, ressaltou Dividino.
PROCESSO NATURAL - O assoreamento
dos canais de navegação é um fenômeno natural de recomposição dos materiais no
fundo dos canais. O Canal de Galheta, que dá acesso aos portos do Paraná, é
artificial e foi aberto na década de 1970, o que possibilitou ao Porto de
Paranaguá se posicionar como o segundo maior porto público da América Latina, e
uma das maiores plataformas de exportação de grãos do mundo.
Fonte: APPA
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