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Porto receberá sistema de rastreamento e controle de caminhões e cargas

Por ser o porto com maior grau de informatização do Brasil, Paranaguá receberá o projeto piloto do Sistema Nacional de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias – Brasil-ID. A plataforma integra as informações fiscais, de logísticas dos caminhões e de produtos por meio de microship e antenas. Em Paranaguá, a medida visa, entre outros benefícios, melhorar ainda mais o fluxo de caminhões dentro da cidade, com um controle fiscal eficaz no transporte e descarregamento das mercadorias.


O Sistema Brasil – ID, iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, se baseia no uso da tecnologia de Identificação por Radiofreqüência (RFID), com acessórias integrados, para obter maior controle fiscal, desburocratização e a melhoria no fluxo das rodovias, acelerando o processo de produção no país. “Este padrão único para identificação, rastreamento e autenticação de mercadorias em produção e circulação é fundamental para o desenvolvimento e a segurança de todos os órgãos envolvido no processo de logística brasileiro”, disse o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino. As informações sobre o Brasil –ID foram passadas em um workshop realizado nesta quinta-feira (26), na sede da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). O evento, organizado pelo Ministério Público do Paraná em parceria com o Programa Cidades do Pacto Global das Nações Unidas, serviu para esclarecer o funcionamento do Sistema e as suas interações entre os órgãos públicos e o setor privado.

“O porto de Paranaguá é referência no que se refere à informatização no Brasil, o que nos garante uma melhor aplicação das ferramentas de controle fiscal e logística nas operações”, afirma o professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Caio Fernando Fontana, que recentemente concluiu um trabalho de otimização de entrada e saída de caminhões de fertilizantes no Porto de Paranaguá.
“O porto de Paranaguá é referência no que se refere à informatização no Brasil, o que nos garante uma melhor aplicação das ferramentas de controle fiscal e logística nas operações”, afirma o professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Caio Fernando Fontana, que recentemente concluiu um trabalho de otimização de entrada e saída de caminhões de fertilizantes no Porto de Paranaguá.Ele conta que o sistema interligado com o mesmo padrão de comunicação em escala nacional - por meio de chips, antenas, pedágios ou balanças - reduz os custos de implantação e traz benefícios para todos os setores envolvidos. “Isso permite uma integração nas operações, já que com o mesmo chip é possível pagar o pedágio na BR-277, utilizar a balança do porto de Paranaguá e passar pela fiscalização do IC
Ele conta que o sistema interligado com o mesmo padrão de comunicação em escala nacional - por meio de chips, antenas, pedágios ou balanças - reduz os custos de implantação e traz benefícios para todos os setores envolvidos. “Isso permite uma integração nas operações, já que com o mesmo chip é possível pagar o pedágio na BR-277, utilizar a balança do porto de Paranaguá e passar pela fiscalização do IC


MS no Mato Grosso, por exemplo”, ressalta Fontana.

O líder nacional do Brasil-ID, auditor fiscal Geraldo Marcelo Cabral de Souza, conta que o sistema acaba de sair da fase de projeto piloto para se tornar operacional. “A Bahia e o Rio Grande do Sul já estão operando o Programa, que permite a integração de documentos fiscais e tornando mais ágeis e confiáveis os seus processos, desde o emissor até o receptor do produto”, explica Souza.
Integram o Sistema Brasil ID a empresa, a mercadoria, o cliente, a nota fiscal, as transportadoras, as rodovias, os postos fiscais e o destinatário.

A promotora de Justiça do Ministério Público Estadual e coordenadora regional da Bacia Litorânea, Priscila da Mata Cavalcanti, acredita que este tipo de controle é fundamental para entes públicos, como Receita Federal, Receita Estadual, Appa e para as empresas que operam nos portos. “Temos a oportunidade de, através do uso de tecnologia, melhorar o controle das cargas, o custo, o risco, a mobilidade urbana e a vida em sociedade em Paranaguá”, afirma a promotora.
Como funciona o Brasil ID - O controle é feito com um microchip de 1 mm quadrado, que é instalado nos caminhões das transportadoras e nos produtos. Além disso, também são instaladas antenas de transmissão no porto, estradas e no interior, que permitem monitorar todo o trajeto. Com isso, é possível automatizar a transmissão de dados fiscais, associando-os à Nota Fiscal Eletrônica, além de poder facilitar a logística dos veículos no acesso às áreas alfandegadas e até rastrear as cargas e automóveis em caso de roubo. 

Com o chip, por exemplo, o caminhão sai da área do porto já com todas as informações da carga, remetente, destino final e tributação. Desta forma, o caminhão não perde tempo ao parar nos postos fiscais, além de garantir que as informações prestadas são corretas.
Programa Cidades – A representante do Brasil no Programa Cidades do Pacto Global das Nações Unidas, Rosane de Souza, conta que o evento marca o início do Projeto Inovador nas cidades de Paranaguá, Morretes e Antonina e que passaram a ser signatários do Programa Cidades.

“A possibilidade de implantação do Brasil ID pelo Porto de Paranaguá, vai permitir maior acesso a esta tecnologia para implantação de Cidades Inteligentes (Smart Cities) nas cidades do Litoral, com o foco na mobilidade, no patrimônio histórico e cultural e no turismo sustentável”, explica Rosane.

O prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, disse que a mobilidade urbana é urgente e prioritária. “Paranaguá passou a fazer parte deste projeto inovador que resultará em ganhos para a população, para o meio ambiente e que ainda, ajudará a coibir a corrupção e o desvio de cargas no Brasil”, finalizou o prefeito.

Fonte: APPA

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