As 2,1 mil
escolas estaduais de todo o Paraná irão escolher nesta quinta-feira (3), de
forma democrática, os seus diretores para os próximos quatro anos. A eleição,
que contará com a participação da comunidade escolar, será direta e o voto não
mais paritário, mas universal, com o mesmo peso para professores, funcionários,
estudantes com mais de 16 anos e pais de alunos que ainda não têm idade para
votar. O processo é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação.
“É um momento muito importante na vida de toda a
comunidade escolar”, afirmou a secretária da Educação, professora Ana Seres.
“Nossos diretores têm um papel essencial no processo de gestão, que reflete na
qualidade da educação que ofertamos em nossas escolas. E nada mais justo que
garantir a toda comunidade escolar a participação democrática na indicação do
diretor.”
Puderam se inscrever servidores que pertençam ao
Quadro Próprio do Magistério, ao Quadro Único de Pessoal, ao Quadro de
Funcionários da Educação Básica ou ao Quadro Próprio do Poder Executivo.O mandato é de quatro anos e o diretor terá o trabalho avaliado pela comunidade, com metas para cumprir. Após dois anos, o Conselho Escolar, formado por alunos, pais, professores e funcionários, fará uma avaliação do cumprimento das metas e da prestação de contas.
EXCEÇÃO - A consulta para diretor tem uma exceção,
a comunidade escolar do Colégio Estadual Marechal Rondon, Oeste do Paraná, que
será realizada no dia 18 de dezembro, uma sexta-feira. A mudança foi necessária
devido ao tornado que atingiu o município este mês, o que exigiu alteração no
cronograma da eleição. REQUISITOS - Para se candidatar, foi preciso ter curso superior com licenciatura e compor o quadro da escola desde o início do ano letivo da consulta. O candidato também teve que apresentar um plano de ação compatível com o projeto político pedagógico da escola e com as políticas educacionais da Secretaria de Estado da Educação, previstas no programa META – Minha Escola Tem Ação. Os atuais diretores também puderam ser candidatos à reeleição.
Outro requisito necessário é que os candidatos participem de curso de gestão escolar específico em formação continuada, oferecido pela Secretaria de Estado da Educação, ou em parceria com outras instituições formadoras, ou ainda do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), na linha de estudo de Gestão Escolar, ou de Curso de Pós-Graduação, lato ou strictu sensu, com ênfase em gestão escolar, comprovado mediante diploma reconhecido pelo Ministério da Educação.
HISTÓRICO - Em novembro de 2014, a Assembleia
Legislativa aprovou proposta do Governo do Estado para prorrogar a eleição de
diretores para 2015. Na época, a decisão de alteração da lei atendia a uma
solicitação dos próprios professores, que tiveram em 2014 um ano letivo
comprometido por vários eventos - Copa do Mundo, paralisação de professores e
enchentes em algumas regiões do Paraná. O calendário escolar ficou bastante
prejudicado. Os diretores tinham receio de que, naquele momento, o processo de
escolha prejudicasse o andamento dos trabalhos pedagógicos.
No projeto de lei enviado em 2015 à Assembleia
Legislativa foram propostas mudanças importantes, como a do voto universal e a
exigência de que o candidato a diretor apresente um Plano de Ação, a ser
avaliado pela comunidade escolar no transcorrer da gestão. O projeto de lei foi
aprovado pelos deputados estaduais e a lei foi sancionada no dia 13 de outubro
de 2015.
Fonte: AEN
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