Nos primeiros 15 dias de Operação Verão, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) fez 100 ações de fiscalização ambiental, que resultaram em R$ 21 mil em multas. Além disso, os fiscais do órgão também atenderam a 27 denúncias feitas pela população e Ministério Público.
As fiscalizações por mar resultaram na apreensão de redes utilizadas para pesca predatória. Já as ações por terra resultaram na descoberta de cinco áreas desmatadas ilegalmente, que juntas somam mais de 3,5 hectares.
No mesmo período, o IAP atendeu 162 pessoas. Os veranistas puderam fazer denúncias pessoalmente ou por telefone, esclarecer dúvidas e receber orientações quanto às normas ambientais e a necessidade de preservar o meio ambiente.
PREVENÇÃO - O atendimento próximo à população e a prevenção a crimes ambientais são os principais objetivos do IAP nessa temporada. “Esse ano contamos com a participação de mais fiscais nas ações do Verão Paraná. Eles vão a áreas de mais difícil acesso e nos garante um contato mais próximo com a população do Litoral”, disse o coordenador da Operação Verão, Doraci Ramos de Oliveira. “Vale destacar que para o IAP é mais importante orientar população, explicando a maneira correta de cada ação, do que sair autuando todos aqueles que cometeram delitos de pequeno impacto”, afirmou.
Participam diretamente das ações no Verão Paraná 43 servidores do IAP no Litoral, além dos regionais de Londrina e Toledo que fazem a análise da balneabilidade na costa Oeste e Norte do Estado.
Para denúncias de crimes ambientais, os telefones são 0800 643 0304, (41) 3453-0750, (41) 3473-1817 ou pelo link “Fale Conosco” no site do IAP (www.iap.pr.gov.br). Todos os atendimentos são feitos em horário comercial.
Fonte: AEN
0 Comentários