A situação epidêmica da dengue em Paranaguá está sendo combatida diariamente com planejamento e execução de ações por parte da administração do prefeito Edison Kersten em parceria com o Governo do Estado. Na manhã deste sábado (9), o prefeito se reuniu com o diretor-geral da secretário de Estado interino de Saúde, Sezifredo Paz, e divulgou a imprensa local ações pontuais que estão sendo feitas e planejadas contra a dengue em Paranaguá, como instalação imediata de Hospital de Campanha, contratação de médicos e profissionais de enfermagem, medidas de conscientização da população, vinda de recursos do Estado e divulgação semanal de um boletim de casos da doença.
“Conversamos no sentido de delinear estratégias pontuais contra a dengue em Paranaguá. Isso inclui desde uma programação mais abrangente de comunicação à comunidade para a prevenção, bem como ações de combate imediato à doença”, afirma o prefeito Edison Kersten, ressaltando que a comunicação de utilidade publica contra a doença está dificultada, visto que a Prefeitura está sem agência de publicidade no momento. “A dificuldade no setor de comunicação contra a dengue será superada pela parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), que irão ajudar no setor de propaganda, divulgando ações preventivas para a população”, completa.
Na reunião houve o direcionamento para aplicação dos R$ 3,9 milhões que serão recebidos do governo estadual nessa próxima semana e utilizados para contratação de médicos e profissionais de enfermagem, estruturação do sistema de saúde e estratégias de atendimento. A primeira tenda destinada ao Hospital de Campanha, que ficará localizado ao lado do Pronto de Atendimento da Baduca, será instalada já nesse final de semana, com a segunda estrutura colocada na segunda-feira (11). “Essas medidas visam melhorar o atendimento aos pacientes, bem como fazer o município estar preparado se por ventura surgirem ainda mais casos”, ressalta o prefeito Edison.
“Estamos melhorando ainda mais a estrutura dos postos de saúde, bem como instalando essa nova estrutura ao lado da Unidade de Saúde da Baduca, medidas que trarão melhoria no atendimento no município”, afirma o prefeito Edison Kersten, acrescentando que haverá uma equipe atendendo dia e noite no Hospital de Campanha, algo que já ocorre na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Baduca. O prefeito ressalta que os pacientes que necessitam de atendimento por suspeita de dengue primeiramente devem se dirigir ao posto de saúde mais próximo de sua residência e, caso o atendimento não ocorra no local, o cidadão deve então se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento 24 horas.
“Estamos preparados para atender as necessidades, estamos fiscalizando e iremos tomar providências imediatas caso a população não seja atendida nas unidades municipais ou haja falta de médicos”, afirma o prefeito Edison Kersten. Ele ainda ressalta a necessidade de fiscalização contínua dos criadouros pela população nas residências e terrenos. “Temos que prevenir e lutarmos juntos para eliminar os criadouros, a população precisa destinar seus resíduos sólidos de forma adequada, bem como cobrar vizinhos e familiares. A Prefeitura iniciou nessa semana uma mega operação de limpeza com a contratação de uma empresa para todo o ano de 2016, mas isso tem que ser feito em parceria com a comunidade, que precisa colaborar ainda mais”, completa.
FALECIMENTO CONFIRMADO
O prefeito Edison lamentou o falecimento da jovem Karinna Pratezzi, de 25 anos, ressaltando a fatalidade do caso e o luto de toda a comunidade. O secretário de Saúde interino, Sezifredo Paz, ressaltou que ainda não há a confirmação da segunda morte por dengue no município, ressaltando que o falecido, com cerca de 70 anos de idade, era cardiopata e havia passado por um procedimento de angioplastia. “Não vamos demorar em apurar o caso, visto que isso é importante para a família, para a comunidade e para todo o setor de saúde pública. Exames sorológicos estão sendo feitos e, por enquanto, o caso é de suspeita de óbito por dengue”, completa o secretário.
Sezifredo Paz afirma que a intenção do Governo do Estado é contribuir no combate à dengue em Paranaguá. “Sabemos que a Prefeitura de Paranaguá está fazendo um grande esforço, nossa função é contribuir ainda mais com o povo paranaense”, completa. O responsável pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) ressalta que o governo estadual está disponibilizando equipes técnicas para contribuir com a capacitação que já está sendo feita pela Prefeitura dos profissionais de saúde. “Além disso, vamos apoiar o município na coleta de lixo com equipamentos e veículos pesados, assim como apoiar na investigação dos óbitos”, afirma o secretário, ressaltando ainda a parceria do Estado para divulgar informações para prevenção e combate à dengue.
BOLETIM SEMANAL SERÁ DIVULGADO TODA TERÇA-FEIRA
Em apoio conjunto, a Prefeitura de Paranaguá e o Governo do Estado anunciaram que irão divulgar todas as terças-feiras boletins com relação aos casos de dengue em Paranaguá. “A população precisa estar bem informada, evitando boatos em torno de casos da doença. Com isso teremos uma informação semanal totalmente confiável, que servirá para ajudar gestores a planejarem ações mais efetivas contra a dengue, bem como colaborando com a imprensa, que é uma parceira importante para combater e prevenir a doença em Paranaguá”, afirma o prefeito Edison Kersten.
Na reunião, o secretário estadual de saúde em exercício afirmou que a estrutura municipal de Paranaguá está preparada para o tratamento da dengue, completando que o Hospital Regional do Litoral (HRL), gerido pelo Estado, possui profissionais, equipamentos e estrutura suficientes para tratar os casos mais graves da doença. “Caso seja necessário, teremos apoio contínuo da estrutura de saúde de outras regiões, bem como transporte aéreo de suficientes, mas a estrutura de Paranaguá é muito boa e será suficiente para controlarmos a dengue”, finaliza Sezifredo Paz.
DIA D DE COMBATE À DENGUE
Neste sábado (9), a Prefeitura de Paranaguá promoveu, junto com o Governo do Estado e outros membros da sociedade civil organizada, o chamado “Dia D de Combate ao Mosquito da Dengue”, uma grande mobilização em todo o município e no Paraná contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, bem como do zika vírus e da febre chikungunya. Foi feito um trabalho de panfletagem, bem como um alerta geral para a população em suas residências e ruas da cidade sobre a necessidade de que se realize uma faxina geral nas casas, eliminando potenciais criadouros da dengue.
"A mobilização foi excelente, a conscientização da população da eliminação dos criadouros é um dos passos mais importantes para controlarmos a dengue em Paranaguá. A Prefeitura continuará atuando nas ruas e residências, tanto combatendo a dengue, como trabalhando na conscientização dos cidadãos", afirma o prefeito Edison Kersten. Os locais de concentração em Paranaguá do Dia D de Combate à Dengue foram na Praça Ciro Abalém (Ilha dos Valadares), Mercado Kibarato (Vila Primavera, Vila Povo e Santa Cecília), Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas – UPA (Estradinha, Ponta do Caju e Vila da Prefeitura), Supermercados Bavaresco na Vila Garcia, Jardim Samambaia e Avenida Roque Vernalha, assim como o Terminal Urbano Municipal, no centro.
Fonte: PMP
0 Comentários