O Governo do Paraná deu mais um passo importante
para a implantação do novo acesso rodoviário a Antonina, no Litoral do Paraná.
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) publicou sexta-feira (01) o edital de
entrada do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental
(EIA/Rima) referente ao novo acesso a Antonina.
Será construído um novo trecho da PR-340, que se iniciará nas proximidades do km 24 da BR-277 (Marta) até o complexo Portuário de Antonina. Ao todo são 10,30 quilômetros, o que inclui também a ponte sobre o Rio Nhundiaquara.
O novo trecho rodoviário vai retirar os veículos
pesados das regiões centrais das cidades históricas de Morretes e Antonina.
Também vai melhorar acesso ao complexo Portuário de Antonina. A nova rodovia
proposta contará com ciclovia em toda sua extensão. A estimativa é investir R$
170 milhões nesta obra.
O Estudo Ambiental mostra o melhor traçado para a
rodovia. No documento, estão apontados os impactos com a construção da estrada
e as medidas ambientais e as ações mitigatórias. Com a divulgação do documento,
o IAP e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) agora podem
convocar uma audiência pública, para apresentar o estudo para a comunidade de
Morretes e Antonina. A estimativa é que dentro de 15 dias serão divulgadas a
data da reunião com a população.
O EIA/Rima sobre o novo acesso a Antonina também
pode ser consultado nos sites do IAP, DER-PR, Administração dos Portos de
Antonina e Paranaguá (Appa) e da Secretaria estadual de Infraestrutura e
Logística. Leia o documento nowww.infraestrutura.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=479
Após as audiências públicas, o IAP avaliará a
emissão da Licença Prévia e o DER-PR estará apto a contratar o projeto de
engenharia e demais estudos ambientais que se fizerem necessários para a
construção do novo acesso.
Além da implantação da rodovia, está em andamento
o projeto da ciclovia Morretes e Antonina, a construção da Avenida Portuária e
o acesso ferroviário ao Porto de Antonina e Terminal Pontal do Félix
Fonte: AEN
0 Comentários