O governador Beto Richa
lançou nesta quinta-feira (21), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, dois novos
serviços digitais para usuários do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran).
O aplicativo da autarquia para celulares e tablets, que permite consultas,
emissão de documentos e agenda de exames; e uma versão do sistema Detran Fácil
voltada especialmente para empresas.
“São ações voltadas para melhoria da qualidade de
vida e do bem estar do cidadão paranaense. Com modernidade e uso de tecnologia,
o Paraná e o Detran se colocam como referência nacional e permitem a oferta de
serviços públicos de qualidade, sem burocracia. O Detran paranaense é exemplo
em todo país neste sentido e o Estado ocupa hoje a presidência da Associação
Nacional dos Detrans”, destacou Richa.
O lançamento teve a presença de dirigentes da
celepar, Copel Telecom e de diversas entidades do setor de transporte e locação
de veículos.
De acordo com o diretor-geral do Detran, Marcos
Traad, a ideia é incorporar novas funções e facilidades continuamente. “Nossa
preocupação é evitar que o cidadão precise ir até uma unidade para resolver o
que pode ser resolvido de casa. Assim, ficamos cada vez mais próximos dos
usuários, desafogamos o atendimento presencial, diminuímos as filas e
melhoramos o ambiente de trabalho para nossos servidores”, explicou.
APLICATIVO - O
aplicativo do Detran para celular permite que os motoristas realizem consultas
pontos, extratos de multas, agendamento de exames médicos e psicológicos,
agendamento de aulas de reciclagem, emissão de segunda via da habilitação e do
licenciamento do veículo.
O download é gratuito e estará disponível para
celulares com sistema Android e, em breve, IOS. Para ter acesso não precisa de
cadastro prévio no sistema Detran Fácil.
“Com um toque, será possível fazer os serviços que
até hoje só estavam disponíveis no site e nos terminais de autoatendimento.
Tudo com uma interface amigável e muito simples de usar”, conta o diretor de
engenharia e tecnologia do Departamento, Marco Aurélio Araújo.
EMPRESAS - A outra
novidade é o Detran Fácil CNPJ, voltado para empresas de todos os portes. Com
essa versão, empresários terão acesso ao extrato de débitos, situação do
veículo e controle de frota. Será possível também emitir guias de pagamentos e
solicitar a segunda via do CRLV.
Para o presidente da Federação das Empresas de
Transporte de Cargas no Paraná, Sérgio Malucelli, a ferramenta vai ajudar até
mesmo na gestão de recursos e na organização das empresas. “Como o acesso ao
Detran Fácil é pelo CPF, os veículos cadastrados em CNPJ ficavam excluídos.
Agora o sistema possibilita administrar esta frota em blocos e beneficia
principalmente aquelas com muitos carros”, ressaltou. “Qualquer iniciativa que
diminua custos e reduza a burocracia é muito bem vista pelo setor empresarial e
nos temos a convicção de que este é um avanço importante”, completou Malucelli.
160 MIL - A estimativa do Detran é que a
ferramenta beneficie cerca de 160 mil empresas paranaenses que possuem mais de
dois veículos para trabalho. Segundo os dados do Departamento, em todo o Paraná
são 821.300 veículos registrados com esta característica - o que representa 13%
do total da frota do Paraná (6.753.054 veículos).
PRESENÇAS – Estiveram
presentes na solenidade o Chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni; o presidente da
Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Jacson
Carvalho Leite; o diretor-presidente da Copel Telecom, Adir Hannouche; e
representantes da Federação das Empresas de Transporte de Cargas (Fetranspar),
Sindicato das Locadoras de Veículos (Sindiloc), Associação Brasileira das
Locadoras de Automóveis (ABLA), Associação de Revendedores de Veículos
(Assovepar), Sindicato dos Despachantes de Veículos (Sindepar), além de
empresários do ramo.
A plataforma digital do Detran Paraná atingiu
neste mês a marca de 4.409.042 processos finalizados. São 20 serviços
disponíveis na internet, nos 245 terminais de autoatendimento instalados em
shoppings e mercados, na TV Digital e, agora, no celular.
“Quando lançamos o Detran Fácil em 2011, nossa
expectativa era tirar 1 milhão de usuários dos balcões de atendimento. Seis
anos depois, estamos quase em 4.5 milhões de serviços, ofertados em plataformas
diferentes”, lembra Jacson Leite, presidente da Celepar.
Fonte: AEN
0 Comentários