O governador
Beto Richa liberou nesta quarta-feira (21), no Palácio Iguaçu, a ordem de
serviço para início das obras no cais Oeste do Porto de Paranaguá. O
investimento de R$ 177,58 milhões abrange modernização dos berços de atracação
201 e 202 e de ampliação do berço 201. O projeto será custeado com recursos
próprios da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
Richa
ressaltou a importância da obra tendo em vista o aumento significativo da
movimentação de cargas nos últimos anos, especialmente os embarques do complexo
agroindustrial da soja. “Essa é mais uma demonstração da boa governança
implantada nas empresas públicas do Estado do Paraná”, destacou Richa.
“Este
empreendimento vai triplicar a capacidade de exportação de grãos. Além disso,
amplia a competitividade dos produtos paranaenses e brasileiros”, afirmou o
governador. Segundo ele, o projeto garante o escoamento da produção do Paraná e
da área de influência do Porto de Paranaguá, que abrange os estados do Mato
Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina e o Paraguai.
CRONOGRAMA - O
prazo de execução da obra é de 18 meses e será realizado pela empresa vencedora
da licitação, o Consórcio B201 (Tucumann e TMSA). O projeto consiste no
prolongamento de 100 metros da estrutura civil do Berço de atracação 201 e
modernização das estruturas dos berços 201 e 202, o que possibilitará o
aprofundamento do nível de dragagem para 13,70 metros.
A proposta
também prevê a substituição de toda estrutura eletromecânica, incluindo dois
novos carregadores de navios de 2.000 toneladas/hora - hoje operando com 1000
toneladas/hora e 1.500toneladas/hora. As reformas incluirão reforço estrutural,
instalação de passarela de pedestres, troca de defensas, espaçadores metálicos,
e a instalação de novo dolfim (coluna) de amarração de navios.
O secretário
de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, lembrou que as obras de
ampliação e melhorias do cais oeste do Porto de Paranaguá respondem a um desejo
antigo da comunidade portuária. “São 28 anos de espera. Desde 1990 já foram
elaboradas três versões do projeto”, explicou ele.
“Esta será a
segunda grande obra com recursos públicos no cais do Porto de Paranaguá em 80
anos, sendo as duas executadas nesta gestão. Uma obra que vai elevar o patamar
do Porto”, declarou o secretário. Ele citou a reforma nos 1,9 mil metros
lineares do cais de acostagem e a trocas de quatro shiploaders (carregadores de
navios).
AUMENTO DE
PRODUTIVIDADE – O prolongamento em 100 metros do berço 201, no extremo Oeste do
porto, permitirá a atracação no local de navios de grande porte. Com isso, a
capacidade anual de movimentação de carga do berço aumentará dos atuais 2
milhões de toneladas de grãos para 6,5 milhões de toneladas.
O
diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, disse que com a obra,
incluindo as dragagens realizadas, será possível baixar o frete marítimo em
quase US$ 5 por tonelada. “Isso irá repercurtir positivamente para o
agronegócio paranaense. Preparamos o Porto para que se possa produzir mais”,
afirmou.
Dividino
explica que todo projeto atende os requisitos do Plano Ambiental de Construção
– PAC. “O PAC apresenta todos os elementos diretamente envolvidos no processo
construtivo da obra, de acordo com a legislação ambiental vigente. Fizemos tudo
visando o desenvolvimento das atividades, racionalização de custos, mas sem
prejuízos ao meio ambiente”, enfatiza.
Segundo ele,
as mudanças trarão mais agilidade nas operações do porto e a possibilidade de
atracação de navios maiores e mais pesados, de até 80 mil toneladas de porte
bruto (TPB).
FÔLEGO - A
obra também dará um fôlego extra ao setor leste do Porto de Paranaguá, que está
sobrecarregado e não pode mais ser ampliado. Segundo projeto apresentado pela
Appa, o setor leste já vem trabalhando com demanda reprimida, principalmente em
relação a graneis sólidos vegetais, e está próximo ao seu limite logístico e
operacional.
Com a
ampliação do cais oeste, a movimentação de cargas será triplicada,
descongestionando o setor leste, e abrindo novas alternativas de escoamento
para o agronegócio do Estado do Paraná.
PRESENÇAS -
Participaram da solenidade o deputado estadual Tião Medeiros; presidente da
Companhia de Habitação do Paraná, Abelardo Lupion; e o diretor de engenharia da
APPA, Paulinho Dalmaz.
Fonte: APPA
Fonte: APPA