O Porto de
Paranaguá ganha mais capacidade de embarque com os dois novos conjuntos de
obras, que somam R$ 509 milhões em investimentos. Uma é a dragagem do canal de
acesso ao porto. A outra é a expansão do novo cais de atracação de navios da
TCP - empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá. As obras
foram entregues nesta quinta-feira (22), com a presença da governadora Cida
Borghetti e do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter
Casimiro.
Esta foi a
primeira dragagem de aprofundamento feita no Porto de Paranaguá, em 20 anos. A
obra recebeu investimentos de R$ 394 milhões do Ministério dos Transportes. Com
o aumento da profundidade, em média, de 1,5 metro, cada navio graneleiro que
atraca em Paranaguá poderá embarcar até 10,5 mil toneladas a mais, o que
representa um aumento mensal, apenas no Corredor de Exportação, de 315 mil
toneladas de grãos.
Já no TCP, com
a expansão do cais, o ganho será de até 15 mil toneladas incrementais por
navio. O investimento foi de aproximadamente R$ 115 milhões, feito pela própria
empresa.
Cida Borghetti
destacou a posição do Paraná como um dos mais fortes produtores de grãos do
País. “A produção paranaense passa pelo Porto de Paranaguá e o aumento da
capacidade de embarque no terminal é significativo para movimentar tanto a
economia portuária como o setor do agronegócio”, disse ela. “Isso representa
incremento significativo da arrecadação e faz com que o Porto de Paranaguá
permaneça no ranking nacional e internacional como um dos mais importantes
portos da América Latina”, afirmou.
O ministro
Valter Casimiro também enfatizou a importância do investimento. “Paranaguá é o
segundo maior porto do País, com movimento forte de grãos, hoje em torno de 50
milhões de toneladas”, disse ele. “A dragagem que entregamos é importante para
recuperar o calado, reduzir custos operacionais e garantir mais competitividade
aos produtos brasileiros no mercado mundial”, destacou.
Segundo o
diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA),
Lourenço Fregonese, a dragagem possibilitará que o Porto de Paranaguá cresça
mais 15 milhões toneladas até 2025. “No nosso plano de desenvolvimento
portuário estamos trabalhando com um projeto para que em 2030 façamos 82
milhões de toneladas.”
30 QUILÔMETROS
- As obras de dragagem de aprofundamento do Porto de Paranaguá foram concluídas
no mês de novembro, nos termos do projeto contratado pelo Ministério dos
Transportes junto a empresa DTA Engenharia, vencedora da licitação. Com a
dragagem, o Canal da Galheta passa a ter 16 metros de profundidade, um a mais
do que a profundidade atual. Já a bacia de evolução do Canal ganha mais dois
metros de profundidade, passando de 12 para 14 metros. As áreas intermediárias,
localizadas entre o Canal da Galheta e a bacia de evolução, passam a ter entre
14 e 15 metros de profundidade.
A dragagem
ocorreu em três áreas que permitem o acesso de navios numa extensão de,
aproximadamente 30 quilômetros. Ao todo foram dragados 14,2 milhões de metros
cúbicos de sedimentos, quantidade suficiente para encher 15 estádios de futebol
como o Maracanã. Todo o processo de obtenção do licenciamento ambiental junto
ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis foi
conduzido pela Appa.
PRESENÇAS –
Participaram da solenidade de entrega o diretor de Infraestrutura Portuária e
Gestão ambiental do Ministério do Transportes, Bruno Semeghini; o
diretor-presidente do terminal de Contêineres de Paranaguá, Luiz Antônio Alves;
diretor-presidente do Instituto Brasil Logística, Tiago Lima; a ministra
conselheira do comércio da República Popular da China no Brasil, Cha Chaoling;
o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte
(Denit), José da Silva Tiago; o diretor do Departamento de Outorgas Portuárias
do Ministério do Transporte, Ogarto Linhares; o deputado federal Ricardo
Barros, a deputada federal Cristiane Yared; o secretário especial do Trabalho,
Paulo Rossi; prefeitos e vereadores do Litoral; lideranças e funcionários do
Porto.
TCP poderá
operar três grandes navios ao mesmo tempo
No TCP, o cais
passará dos atuais 879 metros para 1.099 metros de extensão e de 40,75 metros
para 50 metros de largura. Com a expansão, o terminal poderá operar
simultaneamente três dos maiores e mais modernos navios de contêineres – além
de navios de transporte de automóveis. O Terminal de Contêineres de Paranaguá
ampliará em 60% sua capacidade de movimentação, que passará de 1,5 milhão de
TEUs/ano para 2,5 milhões de TEUs/ano.
Em 2019 a TCP
também concluirá as obras de extensão da retroárea do terminal, que passará dos
atuais 330 mil metros quadrados para cerca de 500 mil metros quadrados. Os
investimentos são de R$ 468 milhões.
As obras no
Terminal de Contêineres de Paranaguá fazem parte do acordo de renovação
antecipada do contrato de arrendamento do Terminal por mais 25 anos, a partir
de 2024, assinada em abril de 2016 junto ao Governo Federal. O pacote de
investimentos, o maior do setor portuário brasileiro no momento, supera os R$
600 milhões.
SOBRE A TCP -
A TCP é a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá - um
dos maiores terminais de contêineres da América do Sul - e a empresa de
operações logísticos TCP Log, que oferece serviços de integração da cadeia
logística para cargas localizadas no Sul e Sudeste do Brasil.
Desde março de
2018, a TCP integra o portfólio da China Merchants Port Holding Company
(CMPort), o maior e mais competitivo desenvolvedor, investidor e operador de
portos públicos da China. Em março de 2018, o portfólio global de portos da
CMPort abrangia 6 continentes, 17 países e regiões e 34 portos. Em 2017 a
CMPort movimentou 100 milhões de TEUs.
Fonte: APPA/Asscom