O delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio
Rockembach, disse nesta segunda-feira (21) que está em andamento um diagnóstico
completo da corporação e que, com base nos dados apurados pelo trabalho, aos
100 dias da nova gestão do Governo do Estado, será apresentado um plano
estratégico para os próximos quatro anos.
“Como um dos pontos previstos, a emissão de
carteiras de identidade, bem como os demais serviços prestados pelo Instituto
de Identificação, serão modernizados e otimizados. O objetivo é que a população
do Paraná tenha a disposição um atendimento de excelência”, afirmou Rockembach.
No ano passado, o Instituto de Identificação bateu
recorde, com a emissão de mais de 755 mil RGs. O número é 12% maior do que em
2017 (672 mil carteiras de identidade) e 40% mais que em 2016 (540 mil
documentos).
Um dos motivos para o aumento de produção de RG é a
demanda por documentos atualizados. Mesmo não havendo lei que imponha prazo de
validade, vários setores do país, públicos e privados, exigem o documento
atualizado. Também países do Mercosul passaram a não aceitar RGs antigos para
entrar em seus territórios.
Além disso, há a parceria com a prefeitura de
Curitiba, com a instalação de postos nas Ruas da Cidadania, e os convênios com
a Polícia Militar e o Detran.
SEGUNDA VIA RÁPIDA – Outra iniciativa pioneira no
País e que colaborou para o crescimento do número de emissões de RGs no Paraná
é o projeto da 2ª Via Rápida. Com essa iniciativa, o cidadão não precisa ir até
um posto de identificação para solicitar a 2ª via do documento, podendo fazer o
pedido pela internet e utilizando informações já existentes nos bancos de dados
da Polícia Civil e do Detran. Mais de 80 mil RGs foram expedidos neste novo
serviço, que atua desde agosto de 2018.
Para utilizar o serviço, o cidadão deve ter a
“Identidade Digital”, disponível para quem fez recentemente uma coleta biométrica
por meio da emissão de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
ou a carteira de identidade.
Fonte: AEN