O ano letivo na rede estadual de ensino vai começar
com uma série novidades. Nesta quinta-feira (31), o secretário de Estado da
Educação Paraná, Renato Feder, aprovou uma alteração na carga horária dos
diretores, atendendo a pleito da APP-Sindicato. A partir de agora, diretores de
escolas com menos de 100 alunos passarão a ter jornada de 30 horas (eram 20
horas); já os diretores à frente de escolas com mais de 100 alunos passarão a
ter carga horária de 40 horas.
O anúncio foi feito em reunião com a APP. De acordo
com Feder, a mudança é um reconhecimento ao trabalho realizado pelos diretores
nas unidades e mais uma medida de valorização do trabalho do educador.
A alteração na carga horária dos diretores está
entre as novidades promovidas pela Educação nesse primeiro mês de trabalho. A
primeira medida foi a reorganização da distribuição de aulas de 2020, que vai
começar ainda nesse ano. A medida foi anunciada pelo secretário logo no início
da janeiro, também durante reunião com representantes da APP Sindicato e com o
deputado estadual Professor Lemos.
“Faremos a distribuição antes do final do ano, para
que o professor já saia de férias sabendo como será o seu ano seguinte. E, no
início do ano letivo, caso haja necessidade, haverá distribuição de aulas
residuais de eventuais turmas que sejam consolidadas após este processo”,
explicou Feder.
CALENDÁRIO - A segunda ação da Secretaria da
Educação ainda antes do início do ano letivo, que começa no dia 14 de
fevereiro, foi reorganizar o calendário para ampliar o tempo destinado para
estudos e planejamento pedagógico.
Serão três encontros: o primeiro acontece nos dias
11, 12 e 13 de fevereiro; o segundo será no retorno do recesso de julho, nos
dias 25 e 26, e no primeiro sábado do mês de outubro acontece o último
encontro.
Os estudos serão realizados em todas as
instituições de ensino da rede estadual. As datas foram elaboradas pela
Secretaria de Estado da Educação para ampliar o tempo destinado à preparação
dos profissionais e também para garantir a continuidade do projeto de
aprendizado definido no início do ano letivo.
CREDENCIAMENTO – A Secretaria de Estado da Educação
também está com inscrições abertas para o credenciamento para a escolha dos 32
novos Chefes dos Núcleos Regionais de Educação do Paraná. O processo valorizará
um conjunto de competências profissionais que vão desde a experiência de gestão
até os resultados obtidos pelos professores enquanto ocuparam cargos de
liderança. As inscrições para participar vão até o dia 3 de fevereiro.
Podem fazer o credenciamento todos os servidores
ativos efetivos da rede de educação do estado que já tenham exercido qualquer
um dos cargos de diretor de escola, diretor auxiliar, chefe de núcleo regional
ou assistente de núcleo. As inscrições podem ser feitas AQUI.
NÃO PARA – Outra novidade será o período de
distribuição de aulas para o ano letivo de 2019, que começa no dia amanhã e vai
até o dia nove. Desde sábado (26) os professores estaduais já podem consultar
no site da Secretaria de Estado da Educação (www.educacao.pr.gov.br) as
demandas de turma disponíveis. Assim, já podem definir quais aulas e em quais
locais gostariam de trabalhar e planejar suas atividades com tranquilidade.
Essa é a primeira vez que a Secretaria
disponibiliza essas informações com antecedência, medida adotada com o objetivo
de deixar o processo de distribuição de aulas mais organizado que no ano
passado. Além disso, o período para distribuição foi ampliado em três dias e o
trabalho será suspenso no domingo, dia 3, atendendo a pedido dos professores.
SEMINÁRIO – Outra iniciativa que antecedeu o início
do ano letivo foi o Seminário de Diretores – Aprendizagem em Foco 2019, que
reuniu cerca de 2,4 mil profissionais, entre diretores, chefes de Núcleos
Regionais de Educação (NREs) e técnicos pedagógicos. Foram três encontros, dois
em Faxinal do Céu, no município de Pinhão, e um em Curitiba, realizado nesta
semana.
Os profissionais participaram de palestras, rodas
de conversa com trocas de experiências, além de oficinas temáticas sobre
avaliação (diagnóstico e plano de ação), liderança, hora atividade, tecnologia
e inovação, e gestão de sala de aula.
A Secretaria da Educação também organizou
Ouvidorias com os departamentos da pasta e do Instituto Paranaense de
Desenvolvimento Educacional (Fundepar) para ouvir as principais demandas dos
diretores das escolas estaduais. “Foram momentos de muito diálogo e trabalho,
com foco em estratégias pedagógicas para aumentar o aprendizado em nossas
escolas”, destaca o secretário Feder.
Fonte: AEN