O Porto de
Paranaguá vai movimentar nesta semana a maior quantidade de grãos para
exportação da história. O navio chinês Lan Hua Hai chega na noite desta
segunda-feira (27) no porto paranaense e vai receber 90 mil toneladas de farelo
de soja - o equivalente a mais de 2,5
mil carretas carregadas. A previsão é que a operação dure 4 dias.
Com 254 metros
de comprimento e 43 metros de boca (largura), este é o maior navio graneleiro
já recebido no Corredor de Exportação, com tamanho superior a dois campos de
futebol, como o do Estádio do Maracanã.
“A escolha de
Paranaguá para uma movimentação deste porte comprova que temos capacidade e
agilidade de escoamento. Não se trata apenas de receber o navio e ter estrutura
de cais, mas também toda a parte de armazéns, esteiras de transporte, chegada
organizada dos caminhões e qualidade na classificação dos produtos”, destaca o
presidente dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
MODELO – A
opção pelos Portos do Paraná leva em conta, também, o modelo do Corredor de
Exportação. O sistema em pool, único no Brasil, permite que um mesmo navio
receba mercadorias de diferentes produtores. A carga que vai encher os sete
porões do Lan Hua Hai sairá de quatro terminais: Cotriguaçu, Coamo, Cargill e
do Silo Público.
O farelo
brasileiro terá como destino a Holanda e foi comprado de empresas e
cooperativas de produtores como a Cargill, ADM, Coamo, Cocamar, Agrária e
Comigo.
Para o gerente
da Cargill em Paranaguá, André Maragliano, as atuais regras de atracação do
Porto de Paranaguá, principalmente para o farelo, fazem com que os exportadores
consigam prioridade na atracação e essa seria uma das vantagens de realizar
esta operação no terminal paranaense.
Outro ponto
positivo, segundo ele, é conseguir atender, em uma única escala, um lote que em
um navio comum (Panamax) seria preciso fazer pelo menos duas escalas para
atender o volume. “Isso também reduz custo e atende as necessidades do
comprador”, conclui.
VOLUME - Em
média, os navios que chegam para carregar granéis sólidos no Porto de Paranaguá
medem entre 199 e 229 metros de comprimento. Esses, em geral, recebem pouco mais
de 60 mil toneladas de carga (soja, milho ou farelo) por escala.
De acordo com
o diretor de operações, Luiz Teixeira, o Lan Hua Hai vai movimentar 50% mais
que o volume embarcado normalmente nos três berços exclusivos para grãos do
Corredor de Exportação. “Temos equipamentos eficientes que permitem alcançar
toda a dimensão dos porões, dispensando o uso de equipamentos a bordo, que
atrasariam ou inviabilizariam o carregamento”, conta.
No Corredor,
são seis shiploaders (carregadores de navio) com capacidade nominal de 1.500
toneladas/hora. O complexo conta ainda com um terminal público – com um silo
vertical (100 mil toneladas) e quatro horizontais (com capacidade total de 60
mil toneladas) – e oito terminais, entre privados e arrendados, interligados,
com capacidade global de 1,025 milhão de toneladas.
VANTAGENS:
Segundo Gilmar Francener, chefe da Divisão de Silo dos Portos do Paraná, navios
com grande capacidade de carga permitem um ganho operacional. Um navio de
90.000 toneladas substitui a atracação de dois navios menores e, com isso, o
embarque é feito em menor tempo.
“A redução dos
tempos operacionais, com redução das manobras de entrada e saída, reflete no
preço do frete. Menores custos significam maior competitividade e tornam o
negócio mais vantajoso. Além disso, o mercado tem confiança na qualidade da
carga embarcada”, conta.
ANTERIORES -
Os maiores carregamentos de grãos para exportação, até agora, haviam sido dos
navios Nord Cetus, que em outubro de 2013 carregou 84.755,730 toneladas, e
Jubilant Devotion que em março de 2018 carregou 84.732,612 toneladas. Ambos têm
245 metros e carregaram farelo de soja no Porto de Paranaguá.
Imprensa: Os veículos de comunicação interessados
em produzir imagens do navio Lan Hua Hai poderão acompanhar a movimentação
nesta terça-feira (28), das 9h às 11h. As equipes devem se cadastrar pelo email
portospr@gmail.com, informando nome completo e CPF dos integrantes.
Fonte: Portos do Paraná
http://www.portosdoparana.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1959&tit=Porto-realiza-o-maior-embarque-de-granel-da-historia