Nesta sexta-feira (14), as operações e manobras de
atracação e desatracação de navios nos Portos do Paraná foram intensas. No
mesmo ritmo seguem durante todo o final de semana. A previsão da Diretoria de
Operações é que o cais público e píeres de Paranaguá sejam 100% ocupados nos
próximos dias.
Segundo o
diretor de Operações da empresa pública, Luiz Teixeira da Silva Júnior, apenas
para os três berços do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, já estão
programados 15 navios – para atracar e carregar soja, milho e farelo.
“Estamos em crescente retomada nas movimentações.
Até o final do mês, temos mais 20 navios agendados para chegar e operar no
Corredor. O mesmo acontece com os navios que chegam para descarregar os
fertilizantes e demais cargas”, afirma Teixeira.
Segundo
Teixeira, no cais público do Porto de Paranaguá até 13 navios podem operar
simultaneamente (do berço 201 ao 217); o que está previsto para este final de
semana. Existem ainda, de acordo com o diretor, mais dois berços que devem ser
ocupados no Píer Público de Inflamáveis; além de outros dois berços da
Cattalini (granéis líquidos); e um no píer da Fospar (fertilizantes).
Portanto, para o final de semana, serão 18 navios
operando ao mesmo tempo. “Esse movimento todo também faz a economia local
movimentar bastante. Afinal, cada navio desse atracado proporcionar quatro
turnos ininterruptos de escalação de trabalhadores portuários avulsos”, destaca
o diretor.
OPERAÇÃO - De fertilizantes e outros granéis de
importação (como malte), nesta sexta-feira (14) são cinco navios já operando no
cais público e um na Fospar (privativo). Para o final de semana, assim que
esses sejam descarregados, outros três já estão programados para atracar.
O ritmo também é intenso com programação completa
para os três berços do Terminal de Contêineres de Paranaguá – 215, 216 e
217. No berço 215, nesta tarde, um navio
movimentava veículos (nos dois sentidos) e outros três estavam programados para
atracar ainda nesta sexta-feira – mais um de veículos e outros dois de
contêineres.
PROGRAMAÇÃO – Enquanto outros portos do país têm
mais berços especializados, com um operador portuário só atuando em
determinados tipos de cargas, uma característica que se destaca nas
movimentações do Porto de Paranaguá é a flexibilidade.
“Nós temos berços públicos, em condições de operar
cargas diversas - conforme disponibilidade e demanda. Além disso, temos
regulamento que cobra produtividade. Cada navio é obrigado a cumprir o que
chamamos de prancha , uma meta de operação. Caso não cumpra, é multado e pode
ser desatracado para dar lugar a outro navio que produza. Isso também garante
agilidade e eficiência”, explica Teixeira.
As reuniões de programação de operação são diárias,
de segunda a sábado. A programação definida nesses encontros saí todos os dias
ao meio-dia e fica valendo até as 19h no dia seguinte.
“A eficiência se faz com organização, regras claras
e com intervenções cirúrgicas quando algo não está girando bem no dia-a-dia”,
conclui o diretor.
Fonte: Portos do Paraná