ENCOMENDAS DE BOLOS

Paranaguá: Pais registram boletim de ocorrência na 1ª SDP contra município e estado em decorrência da morte de criança por meningite

Na manhã desta segunda-feira (15), os pais da criança que faleceu em decorrência de meningite no último sábado (13), procurou a 1ª SDP - Subdivisão Policial de Paranaguá para registrar um boletim de ocorrência contra município e estado por conta de negligência médica. Segundo a família, as causas da morte de Gabriel Galdino Araújo que hoje completaria o seu um ano e 11 meses de vida, ocorreu em decorrência da meningite, fato confirmado após exame, de acordo com a família.

Os avós Edilene e Márcio (foto), inconformados com o ocorrido aguardavam a chegada da mãe da criança para que fizesse o relato de tudo o que aconteceu com o seu neto.

A vó comentou que antes da criança ser levada ao UPA - Unidade de Pronto Atendimento, ela brincou normalmente. Neste vídeo (live postada no facebook pelo jornalista Pierre Andrade da TVCI), ela explica o ocorrido:


O fato está causando uma indignação na população que se manifestou nas redes sociais e a família cobra que seja feito notícia neste caso.

O que se sabe é que o fato será investigado.


Texto: Edye Venancio




O que é meningite?

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, ou também por processos não infecciosos como, por exemplo, medicamentos e neoplasias.

Entre os agentes infecciosos, as meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública e clinico, devido a sua magnitude, capacidade de causar surtos e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno, e das virais na primavera-verão.


Crianças, jovens e adolescentes precisam se vacinar contra meningite!

Todas as faixas etárias podem ser acometidas pela doença, porém o maior risco de adoecimento está entre as crianças menores de 05 (cinco) anos, especialmente as menores de 01 (um) ano de idade. Na doença causada pela bactéria Neisseria meningitidis, além das crianças, os adolescentes e adultos jovens têm o risco de adoecimento aumentado em surtos.

Na meningite pneumocócica (causada pelo Streptococcus pneumoniae) idosos e indivíduos portadores de quadros crônicos ou de doenças imunossupressoras também apresentam maior risco de adoecimento. O sexo masculino também é o mais acometido pela doença.(http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/meningites)