Números
do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá mostram que a produtividade do
complexo está maior. De janeiro a agosto, este ano, pelos três berços
exclusivos, foram 500 mil toneladas a mais de carga em quase a mesma quantidade
de navios.
De
janeiro a agosto, 235 navios graneleiros foram carregados pelo Corredor de
Exportação do Porto de Paranaguá. Em relação ao mesmo período de 2018, a
diferença é de apenas uma embarcação.
Porém,
quando analisado o volume embarcado, das 13,5 milhões de toneladas exportadas
pelo Corredor nesses oito meses, em 2018, passou para 14 milhões este ano.
“Estamos
trabalhando de maneira mais produtiva e eficiente. As campanhas de dragagem
realizadas pela Administração dos Portos possibilitam que navios maiores, com
maior programação de embarque venham à Paranaguá”, afirma o
diretor-presidente dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Como
explica o chefe da Divisão de Silos dos Portos do Paraná, Gilmar Francener,
isso significa que os navios estão carregando mais em Paranaguá. Ele lembra
que, este ano, inclusive, um navio chegou a carregar 90.110 toneladas de farelo
de soja, o LAN HUA HAI.
RECORDE -
Além disso, segundo Francener, no último mês de agosto, dia 28, o Corredor de
Exportação atingiu a marca de 138.989 toneladas embarcadas em um único dia,
período de 24 horas. O recorde anterior de embarque diário foi em 16/09/2017,
134.057 toneladas.
Isso
significa mais de 23.166 toneladas carregadas, por shiploader (equipamento
utilizado para o carregamento dos granéis nos porões do navio); mais de 965
toneladas embarcadas por hora, pelos seis carregadores – dois em cada berço.
Em junho
deste ano, como ainda lembra o chefe da divisão de silos, foi atingida a marca
de 2.291.024 toneladas embarcadas em um único mês.
“O nosso objetivo é seguir ganhando em
eficiência e produtividade. Essas metas serão alcançadas com as campanhas de
dragagem de manutenção contínuas (já em andamento), com o repotenciamento dos
equipamentos – o que está em fase de licitação do projeto -, além de gestão
operacional inteligente, redução dos tempos e maximização da produtividade”,
afirma o chefe da divisão de silos.
O tempo médio de atracação, no
Corredor, está em 65:55 horas, ou seja, menos de três dias de operação.
NÚMEROS - Das 14 milhões de toneladas
de granéis exportados pelo Corredor, este ano, 7,3 milhões é de soja, 3,8
milhões de milho e 2,9 milhões de farelos. O berço mais produtivo, no período,
foi o 213, onde atracaram 88 navios e por onde foram movimentados quase 5,4
milhões de toneladas dos produtos.
“O diferencial do berço 213 é que este
trabalha com navios denominados ‘super berço’ que assumem a condição de
embarcar uma prancha (volume embarcação por hora) superior à média normal.
Logo, a produtividade deste é sempre maior”, explica.
No berço 212, atracaram 72 navios (que
carregaram 4,2 milhões de toneladas) e, no berço 214, 75 embarcações (que
receberam 4,4 milhões de toneladas dos três produtos).
MODAIS – O volume de grãos e farelo
que chegou ao Porto de Paranaguá pelos trilhos aumentou 7,5%. De janeiro a
agosto, este ano, foram 4,3 milhões de toneladas descarregados de vagões. No
mesmo período, em 2018, foram 4 milhões.
Das 4,3 milhões de toneladas – 2,62
milhões foram de soja, 1,03 milhão de milho e 646,2 mil toneladas de farelo de
soja no modal ferroviários. Foi o milho o grande responsável pelo aumento
registrado.
Já o volume que chegou com granéis, no
Porto de Paranaguá, via modal rodoviário diminuiu. Em 2018, nos oito meses,
foram 11 milhões de toneladas que chegaram em caminhões. Este ano, 10,5 milhões
– 5,25 milhões de soja, 2,85 milhões de toneladas de milho e 2,4 milhões de
farelo de soja.
De janeiro a agosto, 283.071 caminhões
desceram carregados com soja, farelo e milho até o porto paranaense. Apenas no
mês de agosto foram 38.564. De vagões, no período, foram 73.434. No mês, 9.371
vagões.