
Assim
que começar esse serviço de distribuição também será disponibilizada a emissão
de boleto para pagamento pela internet, por meio de download, no site da
Prefeitura de Paranaguá (www.paranagua.pr.gov.br).
“É importante manter em dia o pagamento do IPTU, que é um imposto que retorna em serviços para a comunidade. Estamos fazendo de tudo para diminuir a inadimplência deste tributo, importantíssimo para os cofres da Prefeitura”, destacou o prefeito Marcelo Roque.
Em 2020 serão duas cotas únicas com descontos para pagamento à vista. Com 12% o vencimento será em 31 de março. Para a margem de 5% a data para pagamento será 29 de abril.
Quem optar pelo pagamento parcelado, em até seis vezes, com parcela que não pode inferior a R$ 50, o primeiro vencimento será também em 29 de abril.
PORQUE PAGAR IPTU?
A sigla IPTU é usada para identificar o Imposto Predial e Territorial Urbano, voltado para quem possui imóvel no município, seja ele casa, apartamento, sala comercial, terreno, por exemplo, tanto para pessoa física ou jurídica.
Trata-se de um tributo utilizado em prol da própria comunidade, sendo que por determinação da Constituição Federal 25% da arrecadação de IPTU tem que ser investido em Educação e 15% com Saúde.
O restante dos recursos arrecadados pode ser utilizado em investimentos, em várias áreas, como infraestrutura, pavimentação, asfaltamento de ruas e estradas, iluminação, programas sociais, dentre outros.
A falta de pagamento de IPTU acarreta, de acordo com o secretário municipal da Fazenda, Maurício Coutinho, dentre outros consequências, “multa, cobrança de juros e inscrição na dívida ativa, com instauração de processo de execução fiscal, que em última consequência, pode levar o imóvel a leilão”.
SERVIÇO
Para mais informações sobre o pagamento do IPTU de 2020, ou o atrasado de anos anteriores e dívida ativa, o contribuinte deve se dirigir ao prédio Joaquim Magalhães, anexo ao Palácio São José, na rua Júlia da Costa, no Centro de Paranaguá. Ou ainda pelo telefone 3420-2728.
Fonte: PMP