Para moradores de Guaratuba e usuários da travessia
do ferry boat, as atividades já visíveis são as sondagens subaquáticas na baía
do município, realizadas por equipamento instalado a bordo do catamarã Parceiro
do Mar. A embarcação está em atividade desde o início de maio, tendo realizado
oito perfurações no terreno para verificar a natureza hidrológica e geológica
do local onde futuramente serão instalados os pilares de sustentação da ponte.
O objetivo é avaliar as condições e o tipo de intervenção técnica necessária
para sustentar a estrutura.
Também estão sendo elaborados os relatórios de
engenharia do Projeto Básico e Projeto Executivo de Engenharia da ponte,
contemplando plano de trabalho, soluções da Obra de Arte Especial (ponte),
estudos geotécnicos, estudos topográficos, caderno de projetos da OAE, cadernos
de projetos da implantação dos canteiros, planos de rigging (uso de
equipamentos, como guindastes, gruas, etc) e levantamentos topográficos no
local de implantação do canteiro e dos acessos à ponte.
A terceira frente é específica para a elaboração de
relatórios ambientais para atender as solicitações dos órgãos competentes,
sendo um pré-requisito para obter a Licença Ambiental de Instalação, necessária
para a etapa de execução de obra.
Até o momento já foram investidos R$ 2.258.369,46
em todos os serviços realizados. O cronograma da Ponte de Guaratuba prevê um
prazo de seis meses para concluir esta etapa atual, com as obras começando
ainda no segundo semestre deste ano.
CANTEIRO – Visando garantir fácil acesso ao local
da obra, bem como maior entrosamento com a operação do ferry boat de Guaratuba
durante a execução dos serviços, o Departamento de Estradas de Rodagem do
Paraná (DER/PR) realizou as tratativas necessárias para aproveitar parte do
espaço administrado pela permissionária (Internacional Marítima) para
instalação do canteiro industrial da Ponte de Guaratuba.
No espaço deverá ser instalada a central de
concreto, a central de fabricação de formas e armaduras, pátio de vigas
pré-moldadas e prédios operacionais, além de permitir o embarque das estruturas
da ponte em balsas específicas. O DER/PR, responsável pela fiscalização da
obra, acompanhará os trabalhos no local, garantindo que a operação do ferry
boat prossiga sem interrupções mesmo com toda a futura movimentação da obra.
INFRAESTRUTURA – O investimento na Ponte de
Guaratuba será de R$ 386,9 milhões, com prazo total estimado para execução de
32 meses, sendo 24 meses para os serviços da obra. Ao todo, entre ponte e vias
de acesso, a extensão do projeto chega a 3,07 quilômetros.
A ponte terá comprimento de 1.244 metros, com
largura útil mínima de 22,60 metros. Estão previstas quatro faixas de tráfego
de 3,6 metros cada (pista dupla em cada sentido), duas faixas de segurança de
60 centímetros cada, barreiras rígidas de concreto New Jersey de 40
centímetros, calçadas com ciclovia em ambos os lados (3 metros de largura), e
10 centímetros de guarda-corpo nas extremidades da ponte.
Na margem sul está prevista uma rótula alongada
para ligação do bairro Caieiras, correção de nível da pista de rolamento e
adequação de curva, além de implantação de uma alça de acesso à rua Nossa
Senhora de Lourdes.
A maquete de como vai ficar a Ponte de Guaratuba
está disponível no YouTube neste link.
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