A Omap reuniu
todos os alunos do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio da
rede estadual que fizeram a Prova Paraná, no fim do mês de abril. Até o
resultado final, os selecionados percorreram uma verdadeira maratona de
estudos. De um total de 867.285 participantes, 106.614 passaram para a segunda
fase (em torno de 10%), que aconteceu no mês de junho. Já para a etapa final,
cerca de 4,5 mil alunos alcançaram a pontuação necessária, fazendo as provas
entre os dias 31 de julho e 4 de agosto.
Para os
estudantes que não se classificaram entre os melhores colocados, mas que
lograram boas notas, também serão entregues medalhas – 369 de prata e 466 de
bronze. As premiações vão acontecer nas escolas em eventos organizados pelos
Núcleos Regionais de Educação (NREs).
“As medalhas
são um prêmio pela dedicação e esforço que os estudantes tiveram nesse
processo. São todos vencedores por terem se desafiado ao longo da Omap”, afirma
Roni Miranda, secretário estadual de Educação.
“A Olimpíada
foi um grande sucesso. Os alunos participaram ativamente das três fases e
puderam demonstrar todo o conhecimento que conquistaram até aqui. A prova
avaliou conteúdos trabalhados no componente de Matemática com diferentes níveis
de complexidade, e os finalistas demonstraram preparo e dedicação”, destaca Ane
Carolina Chimanski, chefe do Departamento de Desenvolvimento Curricular (DDC)
da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), responsável pela organização da
Omap.
Entre os
craques da Matemática, Thammy de Almeida Dias, do 9° ano do Colégio Estadual do
Campo Octávio Tozo, em Cascavel (Oeste do Estado), se destacou. “Estou me
sentindo muito feliz porque percebo que valeu a pena ter dedicado um tempo
extra aos estudos. Recebi a notícia pela minha mãe e a diretora da escola
anunciou para todos os colegas bem em 11 de agosto, Dia do Estudante”, celebra.
Thammy estava
confiante justamente pela dedicação aos estudos. “Sou boa em Matemática, mas
também me preparei. Passei a estudar mais em casa e na sala de aula me dediquei
ainda mais. Como sou aluna-monitora, comecei a ajudar meus colegas e
aperfeiçoar o que já sabia, com suporte dos meus professores e da equipe
gestora”, conta. Ela garante que está preparada para a viagem à Foz do Iguaçu e
pretende participar da Olimpíada Brasileira de Matemática.
OMAP – A
Olimpíada é promovida com a finalidade de contribuir para a melhoria da
proficiência dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem da Matemática
e potencializar a aprendizagem relacionada ao componente, envolvendo unidades
temáticas do currículo (geometría, álgebra, números, grandezas e medidas,
probabilidade e estatística).
Ela envolve
estudantes de todo o Estado. Praticamente toda a rede participa do concurso:
quase um milhão de estudantes matriculados no ensino fundamental - anos finais
(6º, 7º, 8º e 9º anos), e no ensino médio – 1ª, 2ª e 3ª séries, tanto do ensino
regular quanto das escolas de tempo integral.
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