A temporada de
cruzeiros 2023/2024 em Paranaguá promete ser movimentada. Após a estreia em
solo paranaense na sexta-feira passada, o navio MSC Lirica retornou ao Porto de
Paranaguá na manhã de hoje (08). A embarcação, que chegou ao Paraná vinda de
Buenos Aires com cerca de 2.418 pessoas, entre passageiros e tripulantes,
partirá novamente ao final do dia, com mais de 294 passageiros rumo a cidade de
Itajaí (SC), seguida por Punta del Este, no Uruguai, e Buenos Aires, na
Argentina, retornando à Paranaguá na próxima semana.
Serão 15 escalas na temporada 2023/24, com os embarques e desembarques ocorrendo semanalmente no Porto de Paranaguá, com a expectativa da passagem de, aproximadamente, de 40 mil cruzeiristas até o dia 8 de março de 2024. A expectativa é que os cruzeiros injetem R$ 1,5 milhão por semana na economia local.
“A segunda atracação do MSC Lirica no Porto de
Paranaguá proporcionou a empresários e comerciantes mais um dia de movimentação
em todo nosso litoral. Tudo isso com diversidade de passeios, tem turistas indo
para Ilha do Mel, conhecer a gastronomia de Morretes, passear de Maria Fumaça
em Antonina, pegar praia em Pontal do Paraná e curtir city tour em Matinhos.
Em Paranaguá, é visível nas ruas o aumento da movimentação no comércio, atestada pelo movimento de turistas circulando com sacolas de compras. É muito gratificante observar eles admirando nossas belezas, degustando de nossa gastronomia e aprendendo da nossa cultura", explicou André Pioli, diretor Empresarial da Portos do Paraná.
ORGANIZAÇÃO – O Porto de Paranaguá se organizou para o roteiro dos cruzeiros internacionais com o objetivo de fomentar o turismo do litoral. Para isso, foram realizados vários testes com navios de menor porte durante a pandemia. Após os bons resultados, o porto iniciou então um teste com um navio de grande porte, o MSC Armonia, aportando em novembro de 2022, e que permitiu implementar o sistema de maneira permanente em Paranaguá.
O processo envolveu um trabalho de integração entre a Portos do Paraná, o Governo do Estado e a Prefeitura de Paranaguá para estruturar a recepção dos turistas e tripulantes, garantindo a segurança e a melhor experiência para todos os envolvidos.
O embarque e desembarque no navio são feitos de forma remota, ou seja, um ônibus cruzará a área portuária até o complexo turístico. Esse modelo já é aplicado nas cidades de Balneário Camboriú, Ilhabela e Itajaí e pensa na segurança dos turistas e tripulantes.
Os passageiros que já estiverem no navio e quiserem descer, irão ingressar em ônibus e vans e seguirão até o complexo turístico Mega Rocio, também em Paranaguá. De lá, eles poderão escolher os pacotes e destinos para visitação no litoral e arredores. Para retornarem ao navio, os passageiros deverão estar presentes no mesmo complexo turístico. Quem for embarcar no cruzeiro em Paranaguá também deverá se apresentar no complexo turístico.
PROGRAMAÇÃO – As paradas do MSC Lirica vão acontecer todas as sextas-feiras. Os turistas poderão embarcar nos próximos dias 15, 22 e 29 de dezembro; 5, 12, 19, e 26 de janeiro; 2, 9, 16 e 22 de fevereiro; e 1º e 8 de março.
O navio tem capacidade para 2.648 passageiros e conta com 721 tripulantes. São 988 cabines no total. A embarcação pesa 65 mil toneladas, com 274,9 metros de comprimento, 28,8 metros de largura e 54 metros de altura.
O MSC Musica, que vai passar pelo litoral
paranaense no dia 23 de dezembro, tem capacidade para 3,2 mil passageiros, em
1.275 cabines, e conta com 1.014 tripulantes. Ele sairá de Buenos Aires com
destino a Montevidéu, passando por Paranaguá e Ilhabela, no Rio de Janeiro,
antes de retornar à Argentina. O navio tem 293,8 metros de comprimento, 32
metros de largura e 59 metros de altura.
0 Comentários