A Portos do Paraná anunciou nesta quinta-feira uma significativa melhoria no calado operacional do berço 142 (interno) do Píer Público de Graneis Líquidos (PPGL) no Porto de Paranaguá. A profundidade foi aumentada para 11,60 metros, representando um ganho de 1,50 metro em relação ao parâmetro anterior, após a conclusão bem-sucedida de uma campanha de dragagem em outubro deste ano.
A homologação do novo calado foi concedida pela Marinha, por meio da Capitania dos Portos, com parecer favorável da Praticagem, permitindo aos operadores portuários desfrutarem imediatamente dessa melhoria.
"O aumento do calado do Berço 142 é um anseio dos operadores do PPGL há mais de 10 anos que finalmente se concretiza, fruto do esforço e dedicação da equipe da Portos do Paraná na contínua busca pela eficiência. Esse avanço proporcionará um significativo aumento na capacidade de embarque e desembarque de líquidos, resultando em redução de custos e ganhos na movimentação", destacou Victor Hugo Kengo, Diretor de Engenharia e Manutenção.
Segundo a Gerência de Engenharia Marítima, a campanha de dragagem teve como objetivo igualar o calado do berço interno com o berço externo.
Após a conclusão da dragagem, um Levantamento Hidrográfico foi realizado e encaminhado para avaliação da Marinha e da . Com o parecer favorável de ambas as organizações, foi possível igualar o calado do píer interno com o píer externo, ambos agora com 11,60 metros.
"A intenção era otimizar a operação. Agora, o navio que atracava no píer externo pode atracar também no interno, com a mesma capacidade de carga", explicou Kengo.
O berço 142 faz parte do Píer Público de Graneis Líquidos (PPGL) em conjunto com o berço 141, sendo utilizado para o carregamento ou descarregamento de produtos como óleos brutos de petróleo, óleo diesel, metanol e diversos tipos de gasolina, entre outros. Empresas como CPA Terminal Paranaguá, CBL, Transpetro, Fospar e Cattalini, que possui um terminal privado de líquidos, operam no local.
Fonte: Portos do Paraná
0 Comentários