A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à vacinação contra a dengue, mirando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público preconizado pelo Ministério da Saúde. Três unidades básicas de saúde (UBS) estrategicamente localizadas estão prontas para administrar a vacinação: na Vila Guarani (UBS Simão Aisenmann), na Ilha dos Valadares (UBS Emir Roth) e no Porto Seguro (UBS Maria Vargas Batista), das 8h às 17h.
No primeiro dia da campanha, nesta segunda-feira, 6, 24 crianças e adolescentes já receberam a vacina. Contudo, a superintendente de Vigilância em Saúde, Cleonice Ferreira, espera um aumento nos números nos próximos dias. "Temos vacinas suficientes e é fundamental que protejamos nossos jovens contra a dengue, por isso reforçamos aos pais e responsáveis que procurem uma das três unidades de saúde para iniciar a imunização desses jovens", ressaltou.
A vacinação consiste na aplicação de duas doses, com um intervalo de 90 dias entre elas. É necessário que os pais ou responsáveis acompanhem as crianças ou adolescentes, portando um documento de identificação, a caderneta de vacinação e o Cartão SUS. Se o jovem já teve dengue, é preciso esperar seis meses após a infecção para se imunizar.
A vacina, capaz de gerar uma resposta imunológica
contra os quatro sorotipos do vírus (DEN-1, DEN-2, DEN-3, DEN-4), é uma
ferramenta importante na luta contra a doença. Ela introduz no organismo um
vírus atenuado, incapaz de causar a doença, preparando o sistema imunológico
para uma possível infecção futura.
Texto: Edye Venancio
Image by Richard Duijnstee from Pixabay
0 Comentários