O Mercado do
Peixe Anastácio Xavier, situado na Ilha dos Valadares, em Paranaguá, foi
interditado no último dia 15 de janeiro após uma fiscalização realizada por
diversas secretarias e órgãos municipais. O local homenageia Anastácio Xavier,
pescador devoto de Nossa Senhora dos Navegantes e morador histórico da Vila
Rocio e posteriormente da Vila Bela.
A vistoria contou com equipes das secretarias de Obras, Meio Ambiente, Serviços Urbanos, Vigilância Sanitária, Defesa Civil e Guarda Municipal. A decisão foi tomada após constatação de condições insalubres, como explica a secretária de Serviços Urbanos, Chris Rosa.
“No último dia 15, as equipes fizeram avaliações técnicas e concluíram que o local está em péssimas condições de higiene, colocando em risco a saúde e a segurança de trabalhadores e consumidores. Por isso, o Mercado foi interditado”, afirmou.
Problemas estruturais e irregularidades
Segundo Chris Rosa, o mercado era utilizado por pessoas sem licença para realizar atividades como limpeza de pescados, cuja venda ocorre posteriormente em outros estabelecimentos. Agora, a reabertura do espaço depende de estudos técnicos que irão determinar se a estrutura será reformada ou demolida para construção de um novo prédio.
“Esperamos os laudos técnicos para tomar a decisão mais adequada. Queremos oferecer um local seguro e digno para todos”, concluiu a secretária.
Clique nesse link Mercado do Peixe Anastácio Xavier necessita de revitalização.
Histórico de cobranças e expectativas da comunidade
A interdição reforça antigas demandas da comunidade por melhorias no Mercado do Peixe. Em 8 de dezembro de 2021, o blog Edye Venancio destacou a precariedade do espaço e cobrou ações do poder público Mercado do Peixe Anastácio Xavier necessita de revitalização. No entanto, segundo relatos locais, as promessas feitas por representantes políticos não se traduziram em melhorias concretas.
No dia 28 de agosto de 2024, quando me candidatei a vereador em Paranaguá, mostrei a realidade do local como você pode ver nesse link postado em meu facebook
Moradores agora aguardam que o mercado seja reconstruído, proporcionando melhores condições aos trabalhadores e consumidores. “Já estava mais do que na hora disso acontecer. O Mercado leva o nome do Seu Anastácio Xavier, uma pessoa muito querida e respeitada na Ilha dos Valadares. Tive o prazer de conhecê-lo e conviver com ele quando morava na Vila Rocio”, comentou Ari Mendes, morador da região.
0 Comentários