ENCOMENDAS DE BOLOS

Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano

Primeiro pontífice latino-americano e jesuíta, Francisco deixa legado de humildade, reformas e compromisso social


O Papa Francisco faleceu na manhã desta segunda-feira, 21 de abril de 2025, às 7h35 (horário local), em sua residência oficial na Casa Santa Marta, no Vaticano. A morte foi confirmada pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Igreja Católica, em pronunciamento transmitido pela Vatican Media. 

Nascido Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires, Argentina, em 17 de dezembro de 1936, Francisco foi eleito papa em 13 de março de 2013, após a renúncia de Bento XVI. Tornou-se o primeiro pontífice latino-americano, o primeiro jesuíta e o primeiro não europeu em mais de 1.200 anos. Seu pontificado foi marcado por uma abordagem pastoral centrada nos pobres, por reformas na Cúria Romana e por uma postura mais inclusiva em temas sociais.

Francisco enfrentava problemas de saúde nos últimos meses. Em março, foi hospitalizado por 28 dias devido a uma grave infecção respiratória, recebendo alta no final do mês. No domingo de Páscoa, 20 de abril, fez sua última aparição pública ao conceder a bênção Urbi et Orbi na Praça de São Pedro, visivelmente debilitado.

O funeral será realizado na Basílica de Santa Maria Maior, conforme desejo do próprio pontífice, que solicitou uma cerimônia simples. O conclave para a escolha de seu sucessor deverá ocorrer entre 15 e 20 dias após o início da Sede Vacante, conforme previsto pelo Código de Direito Canônico.

 Papa Francisco, falecimento, Vaticano, Jorge Mario Bergoglio, Igreja Católica, conclave 2025, funeral, papa jesuíta, papa latino-americano, reforma da Igreja, Papa Francisco, morte, 88 anos, Vaticano, Igreja Católica, falecimento, líder religioso, Papa, notícia internacional, Vaticano 2025, Papa Francisco 2025, luto mundial, sucessão papal, cristianismo, religião

Texto: Jornalista Edye Venancio

Postar um comentário

0 Comentários