Campanha busca aplicar 300 mil doses em todo o estado; em Paranaguá, todas as UBSs estarão abertas e haverá vacinação itinerante
O Paraná promove neste sábado (10) o Dia D de Multivacinação, uma mobilização estadual com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e reforçar a imunidade da população. A campanha acontece das 8h às 17h, com a expectativa de aplicar 300 mil doses em 1.543 salas de vacinação distribuídas por todo o estado.
A partir desta data, a vacina contra a gripe (Influenza), antes restrita aos grupos prioritários, será liberada para toda a população com mais de seis meses de idade. Estarão disponíveis ainda vacinas contra Covid-19, febre amarela, sarampo e outras do calendário vacinal regular, como Hepatite B, Pentavalente, VIP, Meningocócica, HPV, DTP, entre outras.
A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems) e o Ministério da Saúde, em alinhamento com o Dia D nacional contra a gripe. A campanha conta com o envolvimento de 11.825 profissionais da saúde, que também irão atualizar os cartões de vacinação de crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e puérperas.
A secretária municipal de Saúde, Patrícia Scacalossi, reforçou o convite à população: “Convocamos a todos para aproveitar essa oportunidade de se imunizar. É importante estar protegido e as vacinas estão à disposição da população”.
"Aproveitei a manhã deste sábado, fui acompanhada do meu esposo a Unidade Norberto Costa no bairro Sete de Setembro para me imunizar. É importante que todos procurem as unidades, os profissionais foram bem atenciosos e foi bem rápido", disse Danielle Venancio.
Vacinas contra a Covid-19
A imunização contra a Covid-19 continua voltada aos grupos prioritários, como profissionais de saúde, imunossuprimidos, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, gestantes, pessoas com deficiência, entre outros. A vacina da Pfizer baby será aplicada em crianças menores de 5 anos, a Pfizer pediátrica em crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou sem doses anteriores, e a vacina da Moderna em pessoas com mais de 12 anos dos grupos prioritários.
Vacinação contra a dengue
Adolescentes poderão receber a vacina contra a dengue em cidades que integram as Regionais de Saúde de Paranaguá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Maringá, Apucarana, Londrina, Toledo e Ivaiporã.
HPV
A vacina contra o HPV será aplicada em meninos e meninas de 9 a 14 anos. De forma excepcional, jovens de 15 a 19 anos também poderão receber a dose única.
Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto, cartão do SUS, comprovante de residência (em caso de atualização cadastral) e a carteira de vacinação, obrigatória no caso de crianças. Pessoas com febre ou alergia a ovo não devem ser imunizadas.
O Dia D também conta com o apoio de instituições como a Secretaria de Estado da Educação (Seed), ACP, AMP, APAEs, escolas, creches, igrejas, conselhos profissionais e entidades do Sistema S.
Fonte: AEN-PR
0 Comentários