ENCOMENDAS DE BOLOS

Passeio ciclístico encerra Maio Amarelo com foco na conscientização no trânsito em Paranaguá


Evento reuniu ciclistas neste sábado (31) em um percurso pelas principais vias da cidade, promovendo educação e segurança no trânsito com apoio da Guarda Municipal, Secretaria de Segurança, SEST/SENAT e outras instituições

Para marcar o encerramento do Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre segurança no trânsito, foi realizado neste sábado (31), em Paranaguá, um passeio ciclístico que reuniu moradores de diferentes regiões da cidade. A concentração aconteceu no Aeroparque e o trajeto incluiu importantes vias como a Avenida Governador Bento Munhoz da Rocha Neto, Alameda Coronel Elizio Pereira, Rua dos Expedicionários, Rua João Estevão, Rua da Praia, com término na Praça de Eventos. No local, os participantes concorreram a brindes e participaram de atividades educativas.

O Secretário Municipal de Segurança, Francisco Leudomar Nóbrega dos Santos, destacou a importância da ação. “Queremos agradecer a todas as equipes que chegaram até aqui. Durante o mês, vários eventos foram realizados com o objetivo de conscientizar para que as pessoas tomem mais cuidado. Sabemos das dificuldades, como sinalizações que precisam ser adequadas, mas a população também precisa fazer sua parte. O Brasil e nossa cidade enfrentam números alarmantes. Por isso, precisamos mostrar a importância dos cuidados com o ciclismo, nas ciclovias e no trânsito como um todo”.

Ele também reforçou o papel da Guarda Civil Municipal, que esteve presente em diversas ações durante o mês. “A gestão Adriano Ramos vem com esse cuidado de aproximar a guarda da população. Temos equipes dedicadas a palestras e campanhas, e não vai parar no Maio Amarelo. Vamos seguir durante o ano todo. Queremos reforçar e estruturar ainda mais nossas equipes para atender melhor a população",

Segundo Nóbrega, a campanha de conscientização também alcança empresas e instituições de ensino.“A Superintendência de Trânsito tem uma equipe de educação para o trânsito nas escolas e uma agenda para o ano inteiro. As empresas também podem nos procurar. Estamos atendendo tanto a rede pública quanto o setor privado”.

A superintendente municipal de trânsito, Gisele Tavares, também esteve presente e falou sobre o encerramento do mês. “Finalizamos o Maio Amarelo, essa campanha mundial de conscientização, com chave de ouro nesse passeio. Nosso pensamento é educar nossas crianças para o trânsito, pois elas são o futuro. É difícil mudar os hábitos dos adultos, mas as crianças assimilam com mais facilidade e até cobram os pais quando eles cometem erros. O que o pai faz de errado, a criança entende como certo, então esse ‘puxão de orelha’ da criança ajuda bastante”.

Representando a Divisão de Educação para o Trânsito, Cláudia Mendes reforçou a missão educativa da campanha. “Conseguimos nosso objetivo, que foi levar a informação. Estivemos nas empresas, nas escolas e finalizamos o mês com esse passeio ciclístico. Trouxemos a mensagem em forma de alegria e conscientização para fazermos um trânsito mais seguro em Paranaguá”.

A Guarda Civil Municipal Fernanda Ribeiro também destacou a relevância do evento. “Pensamos numa forma de chamar a atenção da população por meio do passeio, vestimos a camisa do Maio Amarelo para reforçar a conscientização sobre os riscos do trânsito. Foram mais de 100 acidentes no litoral, com seis óbitos nas praias. Nosso trabalho é educar e, mesmo sendo cansativo, vale muito a pena pelo reconhecimento das pessoas”.

Parceiro da ação, o SEST/SENAT também esteve presente oferecendo serviços à população. A assistente administrativa Natália Tálita destacou a participação da instituição. “Oferecemos serviços de saúde como aferição de pressão, glicemia e massagens, além de reforçar a educação para o trânsito, que é nosso foco por sermos do setor de transporte. Esse tipo de evento é essencial para unir forças com a prefeitura, guarda e instituições como a nossa, contribuindo com a educação no trânsito tanto para crianças quanto para adultos”.





























Abaixo fotos de Farpa Gomes










Texto e fotos: Jornalista Edye Venancio


Postar um comentário

0 Comentários