Com pódios em diversas categorias, atletas de Paranaguá brilham em competição que reuniu representantes de 16 países; apoio da prefeitura e desempenho de jovens talentos fortalecem o xadrez local
Atletas de Paranaguá conquistaram posições de destaque no IX Torneio Internacional de Xadrez SESC Caiobá, encerrado no último sábado (5), em Matinhos (PR). O evento, promovido pelo SESC Paraná em parceria com o Clube de Xadrez Erbo Stenzel (CEX) e com organização técnica da INTERFACE – Organização de Eventos, reuniu competidores de mais de 16 países e se consolidou como um dos maiores torneios da modalidade no Brasil.
“Ótimos resultados comprovando mais uma vez o trabalho dos professores, do secretário e sua equipe. Parabéns aos atletas que mais uma vez representaram e muito bem a nossa cidade”, agradeceu o prefeito Adriano Ramos.
O secretário de Esportes, Silvio Lucas, comemorou os resultados. “Essas conquistas demonstram que estamos no caminho certo ao apoiar as modalidades esportivas da nossa cidade. O xadrez tem nos dado grandes alegrias há anos, e esses jovens seguem essa tradição com muito talento”, afirmou.
A delegação parnanguara teve participação expressiva e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude de Paranaguá, da Câmara Municipal – representada pelo mestre FIDE Adalberto Marcos de Araújo – e do prefeito Adriano Ramos. A equipe foi liderada tecnicamente pelo treinador Osmani Junior, que também se destacou nas disputas.
Um dos principais nomes da delegação foi Miguel Abner, de apenas 15 anos, eleito a revelação do torneio. Ele foi o melhor enxadrista do Litoral na categoria Profissional e ainda sagrou-se campeão entre os estudantes do Ensino Médio. Outro destaque foi Mauro Pedroni, que levou o título na categoria Amador representando os ensinos Médio e Fundamental.
Na Categoria U1700, o desempenho dos parnanguaras foi notável:
Osmani Junior – 4º lugar
Miguel Abner – 8º lugar
Matheus Paiva – 9º lugar
Caio Anderson – 14º lugar
Anne Alves – 25º lugar
Wadrian Alexandre – 27º lugar
Bryan – 36º lugar
Fabio Peixoto – 39º lugar
Amanda Pol – 41º lugar
Na Categoria U2000, mais conquistas:
Guilherme Alves – 3º lugar
Joseph Henrique – 7º lugar
Jose Lucas – 11º lugar
Mauro Pedroni – 23º lugar
Robson Freitas – 34º lugar
Jhone Cristo – 44º lugar
Entre os universitários, o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar (CBXE), Marcus Vinicius Lobo, também brilhou ao conquistar o 1º lugar, representando a Universidade Federal do Paraná (UFPR). “É uma das poucas oportunidades que tenho de competir. Normalmente estou na organização, mas aqui posso reencontrar amigos e acompanhar desde alunos do Fundamental até o nível universitário”, comentou Lobo.
A delegação de Paranaguá mais uma vez demonstrou força e tradição no xadrez, reforçando o município como referência na modalidade no estado.
Texto: Jornalista Edye Venancio
Fotos: Confederação Brasileira de Xadrez Escolar (CBXE)
0 Comentários