Evento movimenta a economia, fortalece a tradição pesqueira e destaca talentos da cidade com mais de 50 atrações
De 11 a 20 de julho, Paranaguá será palco da 13ª edição da tradicional Festa da Tainha, um dos eventos mais aguardados do calendário cultural do município. Com mais de 50 atrações, a festa reunirá artistas locais, manifestações culturais, shows nacionais, gastronomia típica e programação voltada para o fortalecimento da cultura caiçara e geração de renda para comerciantes e trabalhadores do setor turístico.
A abertura acontece na sexta-feira (11), às 18h, com a inauguração da Vila do Artesanato ao lado do Aquário, seguida por apresentações de fandango e show da banda Tocadores de Blues. No sábado (12), a festa ganha força com a participação da banda Sambô em show nacional, após a abertura oficial com autoridades e apresentações culturais.
No domingo (13), a programação segue com atrações como a banda Rosyl, além de cantores locais e grupos de samba. A semana contará ainda com shows diários de artistas da região e bandas como Stilo Livre, Encontro, Mitzrael e Corjas Company. No segundo final de semana (19 e 20), o destaque será o show da dupla Thaeme e Thiago, além de apresentações de João Marcos & Thiago, Ruan Rodrigues e Banda da Massa.
Além da música, a Festa da Tainha promove a valorização da cultura local com quadrilhas, fandango e projeções no Museu, além de apoiar diretamente os pescadores e as comunidades pesqueiras. A festa também representa um importante estímulo econômico para a cidade, gerando oportunidades para ambulantes, comerciantes e a rede hoteleira, impulsionada pelos milhares de turistas esperados durante os 10 dias de evento.
Outro destaque da edição de 2025 é a entrega das obras de revitalização da Ladeira da Catedral e seu entorno, que trazem melhorias na infraestrutura e na mobilidade do centro histórico da cidade.
A programação segue até o dia 20, com apresentações diárias nos palcos da praça de alimentação, palco alternativo e palco principal. O evento é gratuito e aberto ao público.
Texto e foto capa: Jornalista Edye Venancio
Fotos: Farpa Gomes
0 Comentários