Evento promovido pela Associação Mandicuera e Secultur abre nesta sexta-feira (21), às 19h, na Praça de Eventos, celebrando a tradição e os mestres da cultura caiçara.
A 16ª edição da Festa Nacional do Fandango Caiçara começa nesta sexta-feira (21), em Paranaguá. O evento, realizado pela Associação Mandicuera em parceria com a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), terá sua abertura oficial às 19h, na Praça de Eventos.
O tradicional evento representa uma oportunidade única para que visitantes e moradores conheçam mais sobre a cultura caiçara, preservada por gerações. A festa, que já teve diversas edições realizadas na Praça Cyro Abalém, na Ilha dos Valadares — território onde viveram e ainda vivem importantes mestres fandangueiros — mantém viva a memória e o valor dessa manifestação cultural.
Programação conforme site da Prefeitura de Paranaguá:
No dia 21 de novembro, o evento conta com uma série de ações em parceria com o MAE/UFPR e a Casa Mestre Aorelio. Às 14h, ocorre a criação do Fórum de Povos e Comunidades Tradicionais de Paranaguá. Em seguida, às 14h30, será realizada uma Roda de Conversa sobre Território e Meio Ambiente. A programação inclui ainda o espetáculo teatral “Fragmentos Poéticos do Território Caiçara”, às 17h. Paralelamente, das 14h às 18h, Fernando Lobo ministra o módulo de Captação de Som, na Casa Mestre Aorelio.
As apresentações continuam no dia 22, com artistas tradicionais do Fandango Caiçara. Às 12h, sobe ao palco Dona Mariquinha, seguida pela Chimarrita de Itapoá, às 14h. Das 15h às 16h, a Praça de Eventos recebe exibições de filmes e videoclipes dedicados à cultura caiçara. Durante a noite, a programação musical traz shows de:
Pirão do Mesmo (19h30)
Família Domingues (20h)
Manema (21h)
Mandicuera (23h)
Fandanguará (1h)
Mucunã (2h)
Mandipuva (4h)
O encerramento ocorre no dia 23 de novembro, na Praça de Eventos. Às 11h, se apresenta a Orquestra Rabecônica do Brasil, seguida do músico Wague, às 12h30. Às 14h, o público poderá participar de uma aula aberta de Percussão do Boi de Mamão.
Com atividades gratuitas e voltadas à valorização da cultura tradicional, a 16ª Festa Nacional do Fandango Caiçara reforça a importância da identidade caiçara e celebra a riqueza cultural de Paranaguá.
Texto e fotos: Jornalista Edye Venancio


.png)





0 Comentários