Paranaguá apresenta novo modelo de ônibus que integra renovação da frota do transporte coletivo

Veículo foi apresentado em frente à Prefeitura e faz parte dos 40 novos ônibus que passarão a operar na cidade com ar-condicionado, wi-fi, tomadas USB, câmeras integradas à Muralha Digital e recursos de acessibilidade.

A Prefeitura de Paranaguá apresentou na manhã desta segunda-feira (22), em frente ao Palácio São José, sede do Executivo Municipal, o primeiro modelo dos 40 novos ônibus que irão compor a nova frota do transporte coletivo da cidade. A cerimônia contou com a presença do prefeito Adriano Ramos, da vice-prefeita Fabiana Parro, do presidente da Câmara Municipal, Adalberto Araújo, do gerente da Viação Rocio, Marcelo Chamberlain, além de secretários e demais autoridades.

Durante o evento, o prefeito Adriano Ramos destacou que a renovação da frota representa o cumprimento de um compromisso assumido ainda durante a campanha eleitoral.

“Durante todos esses anos de 2013 a 2026, vocês não imaginam o que nós passamos para chegar até aqui. Quando assumimos o compromisso de trazer ônibus novos, com ar-condicionado, wi-fi gratuito, tomadas para carregar celular e câmeras de segurança conectadas à Muralha Digital, diziam que era impossível. Mas nós sabíamos que era possível oferecer o melhor para a nossa população”, afirmou.

O prefeito ressaltou ainda que a cidade deixa para trás os veículos antigos e passa a contar com uma das frotas mais modernas do país.

“O tempo de oferecer sucata para o nosso povo acabou. Paranaguá merece o que há de melhor. O transporte coletivo que está sendo apresentado hoje é referência nacional e contará com 40 novos ônibus para atender a população”, declarou.

SEGURANÇA E ACESSIBILIDADE

A vice-prefeita Fabiana Parro destacou a importância dos investimentos em segurança e acessibilidade, especialmente para mulheres, estudantes e pessoas com deficiência.

“Muitas mulheres me procuraram durante a campanha relatando medo de utilizar o transporte coletivo, principalmente à noite. Hoje, os ônibus terão câmeras conectadas à Muralha Digital, trazendo mais segurança para toda a população”, destacou.

Fabiana também ressaltou a preocupação da gestão com a inclusão.

“Os novos veículos foram pensados para garantir acessibilidade. Quem precisar utilizar cão-guia terá espaço adequado. É um transporte pensado para atender todos os cidadãos”, acrescentou.

FISCALIZAÇÃO E COMPROMISSO

O presidente da Câmara Municipal, Adalberto Araújo, classificou a renovação da frota como uma conquista histórica para Paranaguá.

“É uma conquista importante e histórica para a cidade. A Câmara continuará fiscalizando para que o contrato seja cumprido, garantindo a manutenção dos ônibus novos, dos horários e das rotas, sempre em benefício da população”, afirmou.

PROCESSO DE RENOVAÇÃO

A secretária municipal de Fiscalização das Concessões e Contratos (Semfisc), Isabele Gonçalves Figueira Campos, explicou que a renovação da frota foi uma exigência da administração municipal durante o processo de fiscalização da concessionária.

“Identificamos que a frota estava extremamente precária e exigimos a renovação como condição para a continuidade do contrato. Caso não houvesse o cumprimento dessa exigência, o contrato poderia ser rescindido”, explicou.

Segundo ela, o veículo apresentado nesta segunda-feira será utilizado para testes e treinamento dos motoristas.

“Até o dia 10 de julho, todos os 40 novos ônibus deverão estar em circulação”, informou.

IDENTIDADE VISUAL

A assessora de Comunicação da Prefeitura, Ana Flávia Ferreira Costa, responsável pela criação da identidade visual dos veículos, falou sobre a satisfação de ver o projeto finalizado.

“Pensamos em destacar a marca do programa Transporte Para Todos e também os elementos de acessibilidade presentes nos novos veículos. É gratificante ver esse trabalho ganhar as ruas da cidade onde nasci”, comentou.

ESTUDO TÉCNICO

A secretária municipal de Serviços Urbanos, Chris Rosa, explicou que a escolha dos novos ônibus foi resultado de meses de estudos técnicos.

“Nossa equipe analisou minuciosamente diversos aspectos, como capacidade de passageiros, conforto e acessibilidade. O resultado é um veículo moderno, equipado com wi-fi, ar-condicionado e tomadas USB, exatamente o que a população merece”, afirmou.

TECNOLOGIA E TREINAMENTO

O gerente da Viação Rocio, Marcelo Chamberlain, informou que os 40 veículos representam a renovação de mais de 80% da frota do município.

“Esse é o primeiro ônibus a chegar em Paranaguá. Os demais ainda estão vindo da fábrica. Agora iniciamos a fase de emplacamento e instalação dos equipamentos tecnológicos, como wi-fi e integração das câmeras com a Muralha Digital”, explicou.

Ele destacou ainda que os motoristas passarão por treinamento específico para operar os novos veículos.

“Estamos recebendo treinamento da Mercedes-Benz porque esses ônibus possuem tecnologia embarcada avançada, portas elétricas, elevador elétrico para acessibilidade e diversos sistemas eletrônicos que exigem capacitação adequada dos operadores”, disse.

Sobre os benefícios para os usuários, Chamberlain foi enfático.

“O principal beneficiado será o passageiro que utiliza o transporte coletivo diariamente. Esse é o foco da Prefeitura e também da empresa: oferecer mais conforto, segurança e qualidade para a população”, concluiu.

 






















Paranaguá, Transporte Coletivo, Ônibus Novos, Prefeitura de Paranaguá, Adriano Ramos, Fabiana Parro, Viação Rocio, Mobilidade Urbana, Transporte Para Todos, Ar Condicionado, Wi-Fi Gratuito, Acessibilidade, Muralha Digital, Câmara Municipal de Paranaguá, Adalberto Araújo, Semfisc, Serviços Urbanos, Paraná, Transporte Público, Renovação da Frota

Jornalista: Edye Venancio

Foto: Silvia Costa

Postar um comentário

0 Comentários