As fotos enviadas por um leitor deste blog, morador da Baixada do Canarinho, revelam uma realidade desafiadora que os moradores da Ilha dos Valadares, em Paranaguá, têm enfrentado após as fortes chuvas que assolaram a região. A falta de um sistema adequado de manilhamento está deixando a comunidade em situação precária e isolada.
Em um relato indignado, um dos moradores desabafou: "Não é fácil sair de casa assim, e eu preciso trabalhar, como muitos aqui do bairro, mas sair como? Só se usarmos um barco. Nossa situação é essa, fazem calçamento e não fazem o principal, que é o manilhamento. Chove, não tem por onde escoar, e ficamos assim...". A sensação de impotência e a falta de esperança na resolução do problema são evidentes.
O que se vê é que é mais fácil fazer média com todos do que realizar uma ação que seja motivo de agradecimento por parte dos moradores, seja da Ilha dos Valadares ou de outros bairros. Muitos têm cobrado da atual administração da Ilha dos Valadares, pois o salário dela sai dos bolsos dos cidadãos, que não é pouco. No entanto, a sobrecarga imposta aos trabalhadores locais é clara, incluindo a confecção de bloquetes, a limpeza dos entulhos e a colocação dos bloquetes nas ruas. Esses trabalhadores merecem um reconhecimento maior pelo esforço que dedicam ao seu trabalho.
No entanto, a chuva que caiu por meia hora neste domingo (1), à noite, deixou moradores em situação crítica, como pode ser observado nas fotos. Um pai de família compartilhou sua frustração nas redes sociais: "Bom dia, hoje acordei e me deparei com essa situação que não é de hoje. A minha filha falou de manhã: 'Pai, queria tanto que você me levasse de carro para a escolinha'. Aí eu respondi: 'Não dá, minha filha, porque está cheio de água'. Ela respondeu: 'Mas é fácil, papai, é só você pedir para aqueles homens que trabalham com as máquinas grandes que eles vêm e arrumam rapidinho'. O que eu vou responder para minha filha, né Maurício Assunção, ADM da Ilha dos Valadares? Você consegue levar tua filha todos os dias de carro para a escola, né... Mas é assim, mais um dia molhando o pé nessa água de esgoto imunda. Espero que um dia venha até aqui e olhe por nós, ou pelo menos nos responda, porque como diz o ditado, a esperança é a última que morre...".
Todos nós sabemos o quão difícil é morar na região
da Baixada do Canarinho, e todos sabemos que morar na Ilha dos Valadares é
complicado. No entanto, se o povo não cobrar, nada acontece. Cabe ao secretário
Maurício Assunção dar uma resposta aos moradores desse local. A população não
deve se calar; os eleitores elegeram três representantes, e cabe a eles
corresponderem a essas expectativas. Este ano tem eleição, e muitos irão de
casa em casa buscar o seu voto. Muitos querem a reeleição, mas o
descontentamento é de muitos.
0 Comentários