O Pátio de Triagem de Caminhões do Porto de Paranaguá recebeu 364.285 veículos em 2015, um aumento de 41% na comparação com 2010, quando 257.347 passaram pelo local. O comparativo mostra que 106 mil caminhões a mais utilizaram o pátio. Nos últimos cinco anos, cerca de R$ 10 milhões foram aplicados em melhorias no Pátio de Triagem.
O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonia (Appa), Luiz Henrique Dividino, atribui o aumento no número de caminhões ao crescimento das exportações, à alta produtividade do campo e, também, aos investimentos feitos pelo Governo do Estado no local. A área tem capacidade estática para abrigar até mil caminhões simultaneamente, mas diariamente passam pelo Pátio cerca de 2,5 mil veículos com o objetivo de descarregar grãos no período de safra.
“O mais importante é que conseguimos aumentar a produtividade do Porto e, consequentemente, o número de caminhões que descarregam em Paranaguá. Ao mesmo tempo, conseguimos zerar as filas que geravam transtornos para a cidade e para as movimentações de cargas”, informou Dividino.
OBRAS – Os investimentos no local integram o Programa de Recuperação e Ampliação da Capacidade do Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá, coordenado pela Appa.
Entre as melhorias estão a pavimentação e concretagem das vias internas do pátio, um novo sistema de iluminação com lâmpadas de LED para aumentar a segurança dos usuários, obras de prevenção e combate a incêndio e uma nova subestação e rede elétrica para o local.
A Appa também entregou em 2015 um novo acesso ao Pátio de Triagem, com investimentos de R$ 2,7 milhões. A obra com 1,2 quilômetro inclui área de aceleração e desaceleração e a construção de via marginal, que está ordenando o fluxo de caminhões ao Pátio e evitando o cruzamento na BR-277.
A Appa também entregou em 2015 um novo acesso ao Pátio de Triagem, com investimentos de R$ 2,7 milhões. A obra com 1,2 quilômetro inclui área de aceleração e desaceleração e a construção de via marginal, que está ordenando o fluxo de caminhões ao Pátio e evitando o cruzamento na BR-277.
Já as novas guaritas para entrada dos caminhões são todas informatizadas com o sistema Carga Online. Foram investidos R$ 7,8 milhões na construção de melhorias e da nova entrada, que conta com sala administrativa, banheiros e estacionamento de visitantes.
Foram construídas seis pistas, sendo três guichês para entrada dos caminhões e outros dois guichês para a saída. Uma das pistas é versátil e serve como guichê de entrada ou de saída em dias de maior fluxo. Antes, o local tinha apenas duas entradas e uma saída, o que limitava a passagem.
Além do novo acesso, o Programa de Recuperação do Pátio prevê a ampliação do local. Uma nova área foi adquirida com o intuito de dobrar a capacidade estática de recebimento de veículos para mais 1.300 caminhões.
PÁTIO PÚBLICO – O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, lembra que o Pátio de Triagem foi construído na década de 70, com a finalidade de promover a triagem das cargas dos caminhões para classificação dos produtos, regulação e liberação das cargas aos armazéns de destino e posterior carregamento para exportação.
“A última etapa da construção do Pátio de Triagem foi concluída em 1980 e, desde então, as redes elétricas e hidráulicas eram as mesmas. Nos últimos cinco anos, retomamos os investimentos na segurança dos caminhoneiros”, destacou Richa Filho.
CARGA ONLINE – O Carga Online – sistema informatizado que ordena a chegada de caminhões graneleiros ao Porto de Paranaguá – acabou com as filas de veículos que existiam por toda a cidade e seguiam pela BR-277. Desde que foi colocado em prática, em 2011, os caminhoneiros passaram a consultar, via SMS ou pelo site, se a carga que irão transportar já está cadastrada no sistema eletrônico da Appa.
O Carga Online é um sistema eletrônico de agendamento de cargas que só permite o envio de caminhões ao Porto mediante espaço em armazém para receber os produtos e navio nomeado para receber a mercadoria.
Além do novo acesso, o Programa de Recuperação do Pátio prevê a ampliação do local. Uma nova área foi adquirida com o intuito de dobrar a capacidade estática de recebimento de veículos para mais 1.300 caminhões.
PÁTIO PÚBLICO – O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, lembra que o Pátio de Triagem foi construído na década de 70, com a finalidade de promover a triagem das cargas dos caminhões para classificação dos produtos, regulação e liberação das cargas aos armazéns de destino e posterior carregamento para exportação.
“A última etapa da construção do Pátio de Triagem foi concluída em 1980 e, desde então, as redes elétricas e hidráulicas eram as mesmas. Nos últimos cinco anos, retomamos os investimentos na segurança dos caminhoneiros”, destacou Richa Filho.
CARGA ONLINE – O Carga Online – sistema informatizado que ordena a chegada de caminhões graneleiros ao Porto de Paranaguá – acabou com as filas de veículos que existiam por toda a cidade e seguiam pela BR-277. Desde que foi colocado em prática, em 2011, os caminhoneiros passaram a consultar, via SMS ou pelo site, se a carga que irão transportar já está cadastrada no sistema eletrônico da Appa.
O Carga Online é um sistema eletrônico de agendamento de cargas que só permite o envio de caminhões ao Porto mediante espaço em armazém para receber os produtos e navio nomeado para receber a mercadoria.
Fonte: AEN
0 Comentários