ENCOMENDAS DE BOLOS

Sesa autua Paranaguá e cidade deve tomar medidas urgentes contra a epidemia de dengue

O município de Paranaguá, no litoral do Paraná, foi autuado pela Secretaria Estadual de Saúde por não seguir o protocolo exigido no combate à dengue. A infração impõe que a cidade, que enfrenta uma epidemia, tome medidas urgentes para diminuir os casos da doença.

A prefeitura já havia sido notificada no início do ano, por não seguir corretamente os procedimentos de assistência aos pacientes com dengue. Em março, uma nova inspeção foi feita pela Secretaria de Estado da Saúde. O relatório mostrou que os problemas não foram resolvidos. Por causa disso, o Ministério Público do Paraná também abriu um procedimento administrativo contra o município.

O diretor-geral da Secretaria de Saúde do Paraná, Sezifredo Paz, explica que a administração do município pode ser punida caso não cumpra o protocolo.
Para dar apoio às ações municipais, o estado se comprometeu a contratar pelo menos 25 profissionais de saúde em regime temporário, entre médicos, enfermeiros e auxiliares. A Secretaria de Estado da Saúde afirma que pelo menos R$ 12 milhões já foram repassados à cidade do litoral para o combate à dengue. Os recursos poderiam ser investidos em estrutura em saúde, melhorias na coleta de lixo e pagamento de profissionais, mas ainda não foram totalmente gastos pelo município.

Dos mais de 18 mil e 500 casos de dengue no Paraná, quase 3 mil e 500 foram registrados em Paranaguá. Até agora, 19 pessoas morreram por causa da doença na cidade. Em nota, a Prefeitura de Paranaguá afirmou que ainda não foi notificada pelo estado. O município disse que, nessa semana, fez readequações no sistema de atendimento aos pacientes. A nota informa, ainda, que está em análise um protocolo único de assistência direta aos pacientes com suspeita de dengue.

Fonte:bandnewsfmcuritiba

Enviar um comentário

0 Comentários