As operadoras de telefonia
celular já começaram a fazer no início da tarde de hoje (19) o bloqueio do
aplicativo de troca de mensagens WhatsApp, cumprindo determinação da Justiça do
Rio de Janeiro. Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de
Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), as empresas já receberam a
intimação judicial determinando o bloqueio do aplicativo e cumprirão a decisão
da Justiça. Não foi estabelecido prazo para o retorno do serviço.
O bloqueio do WhatsApp foi
determinado hoje (19) pela Justiça do Rio de Janeiro, por meio de uma decisão
da juíza Daniella Barbosa Assumpção de Souza, da 2ª Vara Criminal de Duque de
Caxias.
De acordo com a Justiça, o
WhatsApp descumpriu decisão judicial de interceptar mensagens trocadas pelo
aplicativo de troca de mensagens em uma investigação criminal. Essa é a
terceira vez que o WhatsApp é suspenso no país.
O Facebook, que é proprietário do
aplicativo WhatsApp, alegou que não poderia cumprir a decisão porque as
mensagens são criptografadas e, portanto, não acessíveis. Desde abril deste
ano, o WhatsApp começou a adotar o recurso de segurança chamado criptografia de
ponta-a-ponta.
O objetivo do sistema é
criptografar (cifrar a mensagem para deixá-la impossível de ser lida quando
armazenada) nas duas “pontas” (pessoas que estão conversando) da mensagem. O
recurso permite que apenas a pessoa que envia e a que recebe a mensagem podem
ler o que é enviado e ninguém mais, nem mesmo o WhatsApp.
No início de maio, a Justiça de
Sergipe mandou bloquear o aplicativo por 72 horas, porque a empresa não
forneceu mensagens relacionadas a uma investigação sobre tráfico de drogas. O
WhatsApp entrou com pedido de reconsideração e o serviço foi restabelecido
cerca de 24 horas depois do início do bloqueio.
Antes disso, o aplicativo também
já havia sido bloqueado em dezembro do ano passado. A determinação é que o
serviço ficasse fora do ar por 48 horas, mas foi restabelecido em 12 horas por
uma medida liminar.
Fonte: Agência Brasil
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