A
Prefeitura de Pontal do Paraná, através da Secretaria Municipal de Obras
recebeu do governo do Paraná cópia completa do projeto de Estudo de Impacto
Ambiental -EIA- bem como Relatório de Impacto Ambiental – RIMA_ referente ao
empreendimento da Faixa de Infraestrutura, no município, ou seja, a tão sonhada e esperada construção da Rodovia que irá Ligar
Praia de Leste a Pontal do Sul, no município de Pontal do Paraná, litoral do
estado.
O valioso documento foi assinado por José Richa
Filho, atual secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, conforme
oficio encaminhado ao senhor Aramis Calixto, secretário municipal de obras de
Pontal do Paraná.
O
Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) investiu mais de R$ 8
milhões na contratação dos projetos executivos e do estudo ambiental da faixa
de infraestrutura entre a PR 407 e Pontal do Sul. A faixa de infraestrutura vai
orientar os futuros projetos executivos para a construção da nova ferrovia
entre Maracaju/Paranaguá/ Pontal do Paraná e das implantações das redes
elétrica e de gás, além de drenagem e saneamento.
“Esta obra
vai modernizar a infraestrutura do Litoral, ajudar na urbanização dos
balneários e promover o desenvolvimento, permitindo a atração de investimentos
na região, criando empregos e renda aos moradores do Litoral”, disse o
secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. O
secretário explica que a nova faixa de infraestrutura vai ajudar também a
proteger áreas de preservação da Mata Atlântica da região litorânea. A previsão
é investir mais de R$ 200 milhões na construção da rodovia e na modernização do
canal.
FAIXA DE
INFRAESTRUTURA – A nova faixa de infraestrutura terá 23,2 quilômetros de
comprimento, entre o entroncamento da PR 407 (Alexandra-Matinhos) e Ponta do
Poço, em Pontal do Paraná. A faixa terá cerca de 220 metros de largura, ficando
entre a área de proteção ambiental e o antigo canal da Suderhsa. Dentro da
faixa serão construídas a nova rodovia, um ramal ferroviário, gasoduto, rede
elétrica, o canal de drenagem e redes de saneamento.
“De forma
moderna, o Estado usa a faixa de infraestrutura para impedir o avanço às áreas
ambientais e também junta em um só ponto – distante das áreas de balneários –
evitando a ocupação urbana da cidade ao longo da rodovia e da ferrovia”, disse
Richa Filho. Com o Estudo Ambiental da faixa de infraestrutura, ficam também
definidos critérios ambientais para a elaboração dos projetos executivos da
ferrovia, rede de alta-tensão, gasoduto e rede de saneamento.
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