O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) investirá R$ 1,1 bilhão em
sua ampliação e modernização. A aplicação dos recursos está prevista na
renovação do contrato de concessão de arrendamento do terminal - localizado no
Porto de Paranaguá - por mais 25 anos. A renovação antecipada de concessões portuárias está prevista na nova Lei dos Portos, que entrou em vigor em 2013.
O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, conta que de destinação de recursos do TCP em Paranaguá integram o plano de investimentos privados para as próximas décadas.
“Estamos prevendo um cenário de crescimento da movimentação de cargas em Paranaguá nas próximas décadas e o TCP está se preparando para este crescimento”, reforça Dividino.
De acordo com ele, a movimentação de cargas deve
saltar das atuais 45 milhões de toneladas para 83 milhões de toneladas nos
próximos 15 anos.
“Estes investimentos irão consolidar Paranaguá
como o porto concentrador de cargas do Atlântico Sul, o chamado Hubport,
qualificando o Porto para receber todos os navios em escala no mundo” explica
Dividino. Além disso, ele acrescenta que a expansão do TCP promoverá ganhos
operacionais necessários para reduzir custos logísticos, atraindo novas rotas e
armadores para atender todos os continentes diretamente sem escalas.
Segundo o diretor-presidente da Appa, os projetos
privados previstos incluem novos terminais e arrendamentos, renovações de
contratos, rearrendamentos de áreas públicas e contratos de passagem
O novo contrato prevê a expansão do terminal de
contêineres para uma área de 487 mil metros quadrados, incluindo a construção
de um novo cais público de 220 metros de extensão, capaz de movimentar
simultaneamente quatro contêineres de seis metros de comprimento ou dois contêineres
de 12 metros. Ao todo, o TCP terá 1.099 metros de cais público.
A capacidade do porto subirá dos atuais 1,5 milhão
de TEUs (unidade padrão para um contêiner de 20 pés) para 2,5 milhões de TEUs.
Fonte: AEN
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