Chegou nesta
semana à área de fundeio do Porto de Paranaguá o navio Jubilant Devotion. A
embarcação vai carregar 87 mil toneladas de farelo de soja e será a maior
operação graneleira da história do porto, equivalente a mais de 2,9 mil
carretas carregadas de produto.
Antes do
Jubilant Devotion, o maior carregamento feito pelo porto tinha sido o navio
Nord Cetus, que embarcou 84,7 mil toneladas em 2013.
Nesta mesma
semana outra embarcação, o Stella Dawn, atracou no Porto de Paranaguá para
carregar soja e bateu o recorde de produtividade em uma janela de 6 horas. O
navio embarcou 16,54 mil toneladas de grãos no dia 6 (terça-feira), volume
equivale à carga de cerca de 75 caminhões por hora de operação.
O Stella Dawn,
de bandeira de Cingapura, está atracado no berço 213 do Corredor de Exportação
e levará a soja para o mercado asiático. Ao todo, o navio vai embarcar 65 mil
toneladas de produto.
“Já
tivemos um salto de movimentação no ano passado e este novo cenário só reforça
que todos os esforços em repotenciamento do porto elevaram o patamar de
capacidade e agilidade de escoamento de Paranaguá. Estes resultados estão
ocorrendo ainda antes da conclusão da dragagem de aprofundamento do Porto, que
será concluída em agosto deste ano”, afirmou o diretor-presidente da
Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique
Dividino.
Ao todo, já
foram investidos R$ 657 milhões no Porto de Paranaguá desde 2011, que
resultaram em um aumento de 25% na movimentação de cargas neste período.
Somente no ano
passado, o porto teve uma alta de 14% nas suas operações, o dobro do
crescimento da média nacional. Só com os equipamentos que carregam os navios de
grãos, os shiploaders, a Appa investiu R$ 59,4 milhões.
Fonte: APPA
Fotos: Ivan Bueno