Aproximadamente 110 mil
caminhões carregados de soja, farelo e milho já desceram a serra em direção ao
Porto de Paranaguá no primeiro trimestre deste ano. Somente em março, quando a
safra de grãos brasileira começou a ser exportada pelos produtores, 47.126
veículos passaram pelo Pátio de Triagem do porto, a segunda maior média mensal
de toda a história. Em abril,
o movimentou aumentou. Apenas na primeira quinzena do mês cerca de 26 mil
caminhões carregados de grãos chegaram ao porto, em um recorde histórico para o
período. O ritmo
deve ser este até meados de agosto, já que as previsões apontam para um novo
recorde de exportação de grãos. Em meio à quebra da safra argentina, a demanda
pela soja brasileira deve crescer. Segundo a Associação Brasileira das
Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), 70 milhões de toneladas devem ser
comercializadas com outros países – e boa parte deste montante passará por
Paranaguá.
“Nossos investimentos melhoraram a logística de escoamento de
grãos. Com isso, além de dar agilidade aos produtores que já escolhiam o Porto
de Paranaguá para escoar suas produções, atraímos novas cargas para cá”, afirma
o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina
(Appa), Lourenço Fregonese.
No ano passado, o Porto de Paranaguá já havia registrado recorde de movimentação de cargas, com 51,5 milhões de toneladas, e o maior volume de caminhões no Pátio de Triagem, com cerca de 410 mil veículos.
Para dar conta desta demanda crescente, investimentos foram feitos em todas as etapas do processo logístico. O Pátio de Triagem recebeu obras de modernização das suas portarias e no seu acesso viário, que deram agilidade e segurança aos motoristas.
Na outra ponta, na descarga de grãos, quatro shiploaders (carregadores de navios) foram trocados, substituindo equipamentos da década de 70 e aumentando a capacidade de embarque de cada sistema em 33%.
No ano passado, o Porto de Paranaguá já havia registrado recorde de movimentação de cargas, com 51,5 milhões de toneladas, e o maior volume de caminhões no Pátio de Triagem, com cerca de 410 mil veículos.
Para dar conta desta demanda crescente, investimentos foram feitos em todas as etapas do processo logístico. O Pátio de Triagem recebeu obras de modernização das suas portarias e no seu acesso viário, que deram agilidade e segurança aos motoristas.
Na outra ponta, na descarga de grãos, quatro shiploaders (carregadores de navios) foram trocados, substituindo equipamentos da década de 70 e aumentando a capacidade de embarque de cada sistema em 33%.
Fonte: APPA