A gestão do
novo diretor-presidente da Administração dos Porto de Paranaguá e Antonina
(Appa), Luiz Fernando Garcia da Silva, será pautada no aumento da participação
dos portos na logística brasileira, com maior competitividade e menores custos
para os produtores. Silva foi nomeado pelo governador Carlos Massa Ratinho
Junior e assume o cargo depois de ter a indicação aprovada pelo Conselho de
Administração dos portos paranaenses.
“Terei como
missão o melhor atendimento aos usuários de todo o país, além de uma parceria
mais intensa com os municípios do Litoral do Paraná. Queremos trazer os bons
valores da relação porto-cidade, pensando no bem de toda comunidade”, disse o
diretor-presidente da Appa.
Silva destacou
que outra preocupação será a valorização dos empregados do quadro próprio. “A
Appa tem profissionais qualificados, dedicados ao porto e ao Litoral. Nossa
gestão quer ouvir mais estas pessoas, respeitar o conhecimento de cada um e
construir, junto com elas, o porto do futuro”, completa.
CENÁRIO
MUNDIAL - O novo diretor-presidente da Appa também deve pautar a administração
em conceitos de logística e desenvolvimento que são estudados e debatidos em
vários portos do mundo.
Ele foi
palestrante na Brazil Infrastructure Conference - 2015, em que falou sobre o
setor portuário brasileiro e suas perspectivas, nas cidades de Nova York (EUA),
Frankfurt (Alemanha) e Londres (Inglaterra). Também foi palestrante no 16ª Foro
Internacional de Puertos 2017, em Lima (Peru), além de participante do Programa
International Visitor Leadership Program (IVLP), nas cidades americanas de
Washington (DC), Charlotte, Chicago, Kansas e Los Angeles.
CURRÍCULO -
Profissional com atuação intensa nas esferas da administração pública e no
planejamento dos projetos portuários, o novo diretor é graduado em Economia
pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em gestão de empresas.
Esta é a segunda passagem dele pela Appa, onde trabalhou de 2009 até 2015.
Luiz Fernando
foi diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São (Codesp); assessor
especial do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil; e secretário
nacional de políticas portuárias no Governo Federal. Coordenou, ainda, o grupo
de trabalho que estudou a solução para o problema da dragagem do Porto de Santos
e integrou a equipe criada para desburocratização e simplificação da legislação
portuária, que culminou com o Decreto 9.048/17, considerado um novo marco
regulatório no setor portuário.
Fonte: AEN