A Polícia
Civil do Paraná (PCPR) já está executando o projeto de retirada de veículos
apreendidos que estão em delegacias de polícia e em vias públicas. As primeiras
cidades beneficiadas são Paranaguá, que teve 100% dos veículos nestas condições
recolhidos pelo Estado, e Cascavel, onde cerca de 2 mil veículos estão sendo
transferidos para um terreno anexo ao complexo da Ferroeste. A intenção é que,
por meio de parcerias, várias cidades com o mesmo perfil também tenham veículos
removidos.
Em Cascavel,
no Oeste do Paraná, a remoção dos veículos sem impedimentos judiciais que
estavam no pátio da 15ª Subdivisão Policial Civil ainda está em andamento com o
apoio da Polícia Militar, do Município e do Exército Brasileiro.
O secretário
estadual da Segurança Pública, Rômulo Marinho Soares, havia se comprometido em
remover esses carros, que eram quase 2 mil, em sua última visita à cidade do
Oeste, há cerca de um mês. “Não vamos mais fugir dessa demanda que é histórica
e legítima. Com integração com outros órgãos, queremos que carros enchendo
pátios de delegacias seja algo apenas na memória do paranaense. Estamos
trabalhando diariamente para replicar o que estamos fazendo em Cascavel em
várias outras cidades do Estado”.”
O
delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Sílvio Rockembach, junto com o
delegado-chefe da Divisão de Polícia do Interior (DPI), Lanevilton Theodoro
Moreira, acompanhou parte da retirada dos automóveis. ““É um problema histórico
e de saúde pública que decidimos combater com a ajuda de parcerias. Já
conseguimos novos terrenos e queremos agilizar o leilão desses veículos””,
destacou Rockembach.
O
delegado-geral também falou sobre as tratativas com o Poder Judiciário para
agilizar a retirada. ““Vamos ainda levar um tempo para atingir a meta, que é
zerar essa demanda em todo Estado. O Poder Judiciário está colaborando e vai
nos ajudar agilizando as autorizações para a realização de leilões desses
veículos apreendidos”, explicou.”
LITORAL - Em
Paranaguá, no Litoral do Estado, os trabalhos de remoção dos automóveis do
pátio da 1ª Subdivisão Policial de Paranaguá e de ruas adjacentes durou 28
horas e envolveu cinco empresas, 23 pessoas, quatro caminhões e uma
empilhadeira. De acordo com o delegado-chefe da Divisão de Polícia do Interior,
Lanevilton Theodoro Moreira, foram removidos 57 veículos, 302 motocicletas e
quatro carretas – algumas motos foram apreendidas há 17 anos”. Os veículos
foram enviados para um terreno do Estado com condições estruturais e de
segurança.
PRIORIDADE -
Segundo o delegado Lanevilton, já foram feitos diagnósticos sobre a situação
dos pátios de delegacias de todo Paraná e agora estão sendo estabelecidas as
cidades prioritárias. ““Nessa etapa inicial a prioridade será retirar os
veículos de cidades em que as vias públicas também estejam sendo comprometidas,
ou que utilizem espaços alugados para manter os automóveis. A ideia é resolver
a situação sempre com o uso de imóveis do próprio Estado, ou com parcerias que
não onerem o Executivo, como já vem sendo feito””.
Segundo dados
da PCPR, em todo Paraná, existem em torno de 30 mil carros em pátios de
delegacias e imóveis alugados. Destes, aproximadamente 24 mil estão no Interior
do Estado. Segundo o coordenador da Divisão de Infraestrutura da Polícia Civil,
delegado Gil Rocha, hoje há 32 pátios alugados para alocar veículos
apreendidos.
““Está em
andamento a identificação documental de todos esses veículos, uma qualificação
física realizada em parceria com o Detran e que pretende definir se os
automóveis são servíveis ou inservíveis, ou seja, se podem rodar ou são
sucata”, disse o coordenador de Infraestrutura. “Uma nova etapa será a parceria
com o Poder Judiciário para destinar esses bens, provavelmente através de
leilão””. A estimativa é que 90% desse carros e motos serão classificados como
sucata.
Fonte: AEN -
Governo do Paraná