Importante
rota turística do Paraná, a Estrada da Graciosa (PR-410) completa em 2023 um
século e meio de construção. Seus aspectos culturais e naturais lhe conferem
valor imaterial, tanto pela importância na cultura local dos municípios de
Antonina, Morretes e Quatro Barras, quanto pela contribuição econômica para a
história do Paraná. Inaugurada oficialmente em 1873, a Graciosa tem uma
história que precede a chegada dos primeiros colonizadores ao Paraná.
O trecho paranaense da Serra do Mar abriga as
maiores elevações do centro-sul do Brasil, como o Pico do Paraná e seus 1.992
metros de altitude. Popularmente conhecida como Cordilheira da Marinha, essa
cadeia montanhosa foi o grande obstáculo entre o Litoral e o planalto
paranaense. Há mais de 350 anos, os indígenas utilizavam diversas trilhas para
cruzar a Serra do Mar. Esses caminhos na Mata Atlântica eram usados em tempos
de colheita do pinhão. A Graciosa era uma dessas trilhas, embora ainda não
tivesse esse nome.
No século XVII, colonizadores e jesuítas se
estabeleceram no Paraná e o então chamado Caminho da Graciosa tornou-se uma via
essencial para o transporte de insumos e mercadorias entre Curitiba e as
cidades litorâneas. A estrada era uma popular rota de tropeiros e foi
considerada o caminho mais seguro para o transporte de cargas pesadas. Ainda
assim, a Estrada Graciosa era um caminho estreito e grosseiro, calçado em um
dos relevos mais hostis do Brasil.
Somente em 1854, após a emancipação da Província do
Paraná, o imperador Dom Pedro II autorizou a construção de uma estrada estadual
ligando Curitiba a Antonina. O Caminho da Graciosa serviu de guia para a nova
obra que tornaria a via carroçável, concluída em 1873.
O engenheiro civil Paulo Sidnei Ferraz, membro do
Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, aponta as inúmeras
dificuldades durante a construção, a começar pelo próprio projeto. “Dez
engenheiros trabalharam durante 19 anos para que essa obra fosse concluída”,
afirma. Dentre os motivos que prolongaram a construção, destacam-se a densa
floresta, os ataques de animais, doenças dos operários e brigas políticas.
A Graciosa, como rota logística, presenciou a
passagem de produtos de importação e exportação, principalmente o café, que foi
elemento econômico essencial para o Estado. Além disso, foi via de passagem de
políticos, viajantes e imigrantes, que chegavam ao Paraná pelos portos de
Antonina e Paranaguá. Ferraz conta que, em visita ao Paraná, em 1880, a
comitiva do Imperador Dom Pedro II subiu e desceu a Graciosa de carruagem.
Até meados do século XX, a Estrada da Graciosa foi
a única rodovia pavimentada a ligar Curitiba ao Litoral. Com a abertura da
BR-277, a Graciosa passou a servir principalmente como via turística. As curvas
sinuosas e a proximidade com a natureza a tornaram um popular destino
turístico. Hoje, já pavimentada, reúne espaços históricos relevantes, como
pontes, igrejas, recantos e monumentos.
Para Paulo Ferraz, a Estrada da Graciosa é uma
relíquia para a história do Estado. "Sua relevância serve de instrumento
de preservação para os visitantes. Acredito que a preservação e normatização do
uso da Estrada da Graciosa podem potencializar o turismo contemplativo e fortalecer
a economia das cidades do litoral”, afirma.
PATRIMÔNIO CULTURAL – Segundo Aimoré Índio do
Brasil Arantes, historiador da Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC) da
Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), a origem de todos os caminhos da
América é indígena. Os chamados caminhos pré-colombianos tiveram uma grande
contribuição da sabedoria dos povos indígenas para sua criação. “O homem branco
europeu não tinha conhecimento suficiente para desbravar as novas terras”, diz.
A Estrada da Graciosa está inserida na Serra do
Mar, junto com outras intervenções humanas, como a Estrada de Ferro
Paranaguá-Curitiba. A Serra do Mar é um bioma rico em biodiversidade,
estendendo-se do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro. O cenário atrai
aventureiros de todas as regiões do Brasil.
Embora a Estrada da Graciosa não seja em si
tombada, o trecho paranaense da Serra do Mar pelo qual a via atravessa teve seu
tombamento efetivado pelo Governo do Estado em agosto de 1986. O tombamento
ocorreu conforme a Lei Estadual 1.211/1953, que dispõe sobre o patrimônio
histórico, artístico e natural do Paraná.
A área também foi reconhecida como patrimônio
mundial da UNESCO e constitui um dos mais belos exemplos de patrimônio
cultural, natural e turístico do Brasil.
“O Caminho da Graciosa, mais do que um patrimônio
cultural dos paranaenses, é um espaço de memória e contemplação”, afirma
Aimoré.
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