As obras do Moegão, o maior sistema de descarga ferroviária de grãos e farelos do Brasil, localizado no Porto de Paranaguá, atingiram 18% de execução. Com um investimento de R$ 592 milhões, o projeto foi inspecionado nesta sexta-feira (6) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
O empreendimento incluirá moegas ferroviárias,
sistemas de transporte, torres de transferência, balanças ferroviárias,
almoxarifados, prédios administrativos e outras estruturas operacionais. “O
Moegão é a maior obra portuária em execução no Brasil, com R$ 600 milhões
investidos em parceria entre o Governo do Estado e o governo federal, através
do BNDES”, destacou Ratinho Junior.
Os trabalhos estão focados na preparação da área para a instalação dos equipamentos. Já foram concluídas a fundação, concretagem de blocos e a montagem de pilares e vigas das torres. Em paralelo, as estruturas metálicas e os transportadores de carga estão sendo fabricados.
A próxima etapa incluirá a montagem e o içamento das galerias metálicas, que abrigarão as esteiras transportadoras responsáveis pelo descarregamento e transporte dos grãos trazidos por ferrovias.
Maior capacidade e eficiência
Quando concluído, o Moegão ocupará 600 mil metros quadrados e terá capacidade para descarregar até 180 vagões simultaneamente em três linhas independentes, totalizando 3,8 quilômetros de esteiras. Cada linha movimentará 2 mil toneladas de carga por hora, elevando a capacidade de descarga do Porto de Paranaguá de 550 para 900 vagões por dia — um aumento de 63%.
O projeto também visa reduzir custos em 30% e emissões de CO2 em 73%, além de minimizar interferências no trânsito urbano de 16 para cinco pontos, segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. “O corredor de exportação também será ampliado, com capacidade para movimentar até 4 mil toneladas por hora”, afirmou.
Impacto na economia
Durante a visita, o ministro Silvio Costa Filho destacou o crescimento acima da média do Porto de Paranaguá, que deve encerrar o ano com um aumento de 7% a 8% na movimentação de cargas. “O porto é fundamental para impulsionar a economia do Paraná e do Brasil”, ressaltou.
O governador Ratinho Junior reafirmou a importância
do ritmo acelerado das obras e estimou sua inauguração para o próximo ano. “Com
o Moegão, esperamos aumentar em 35% a movimentação de cargas, gerando mais
empregos e fortalecendo nossa economia”, concluiu.
0 Comentários