ENCOMENDAS DE BOLOS

Cruzeiro inédito aporta na Ilha do Mel e reforça potencial turístico do Paraná

Navio Scenic Eclipse traz turistas internacionais e movimenta economia local

Pela primeira vez, turistas de diversas partes do mundo desembarcaram diretamente na Ilha do Mel a partir de um cruzeiro fundeado na Baía de Paranaguá. A chegada do navio Scenic Eclipse, nesta sexta-feira (28), marcou um momento histórico para o turismo do litoral paranaense, trazendo 206 passageiros e 185 tripulantes.

A operação contou com o suporte da Portos do Paraná e da praticagem, que definiram o ponto ideal para a ancoragem da embarcação. O desembarque foi feito por meio de barcos menores, que levaram os visitantes até o trapiche da ilha, onde guardas portuários e a Polícia Federal garantiram a segurança da movimentação.

Turismo em expansão

Levantamento do Instituto Semeia, de São Paulo, apontou que a Ilha do Mel foi a sexta Unidade de Conservação estadual mais visitada em 2023, recebendo 172.952 turistas. A chegada do Scenic Eclipse reforça esse potencial, ampliando a visibilidade do destino no cenário internacional.

Os visitantes tiveram a oportunidade de explorar o litoral paranaense por meio de passeios de lancha, que incluíram visitas a ilhas próximas e trilhas na Ilha do Mel. A maioria dos turistas veio do Canadá, Estados Unidos e Reino Unido. Antes de chegar ao Paraná, o navio passou por Punta del Este (Uruguai) e São Francisco do Sul (Santa Catarina), seguindo agora para Ilhabela (SP) e destinos no Rio de Janeiro, como Paraty, Búzios e Ilha Grande.

Investimentos e crescimento do setor

Com 168 metros de comprimento, 22 metros de largura e 114 cabines com varanda, o Scenic Eclipse oferece estrutura de luxo, incluindo academia, spa, sala de yoga, dez restaurantes, oito bares e lounges. A presença desse tipo de embarcação demonstra o crescimento do setor de cruzeiros no Paraná.

Nos últimos anos, o Porto de Paranaguá já recebeu duas temporadas de navios de cruzeiro, totalizando mais de 58 mil visitantes. Em fevereiro, o Vasco da Gama, vindo da Europa, também fez escala no litoral paranaense.

O Estado segue investindo no setor e estará presente no Seatrade, um dos maiores eventos mundiais de cruzeiros, nos Estados Unidos.

Além disso, a Portos do Paraná avança na infraestrutura para receber essas embarcações. Em março, engenheiros da Autoridade Portuária realizaram simulações de atracação no berço 219 da Universidade de São Paulo. Os dados obtidos serão incorporados ao projeto de um espaço exclusivo para cruzeiros no Porto de Paranaguá.














Fonte: AEN-PR
Fotos: Claudio Neves

Postar um comentário

0 Comentários