Maio Amarelo 2025: Educação para o Trânsito promove ação de conscientização com o Colégio Alberto Gomes Veiga
No dia 22 de maio, o Setor de Educação para o Trânsito, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito, uniu forças com o Colégio Alberto Gomes Veiga em uma ação especial do Maio Amarelo — mês dedicado à conscientização por um trânsito mais seguro.
A chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da Guarda Civil Municipal, Cristiany Maia Paixão, acompanhada das GCM's Claudia Aparecida Mendes Belo e Fernanda Ribeiro da Silva, explica quais ações foram realizadas: "A atividade envolveu diversas ações voltadas à segurança e à educação no trânsito, como adesivação de refletivos em bicicletas utilizadas por alunos na região escolar, promovendo mais visibilidade e segurança, distribuição de panfletos educativos com dicas e orientações sobre comportamentos seguros no trânsito, palestra interativa com alunos e educadores, reforçando a importância da atenção, do respeito e da empatia nas vias públicas", disse Cristiane Paixão.
Durante a palestra, o especialista em trânsito Luiz Henrique (Kaike Mello) abordou o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, destacando a importância da conscientização dos futuros condutores.
“Me senti feliz em ver alunos do curso técnico em segurança atentos à palestra. É fundamental estar presente nos colégios e empresas levando a pauta de um trânsito mais seguro, a fim de conscientizar os futuros habilitados sobre as formas corretas de se comportar no trânsito de Paranaguá. Mobilidade humana é responsabilidade humana”, destacou o especialista.
Luiz Henrique também trouxe uma importante reflexão sobre a realidade do trânsito na cidade:
“De março até hoje, 25 de maio, oito pessoas perderam a vida no trânsito de Paranaguá. E a pergunta que deixo é: o que você tem feito para transformar o trânsito em um espaço mais seguro e compartilhado? Nós costumamos responsabilizar apenas as autoridades, mas esquecemos que grande parte dessa responsabilidade também é nossa. Sabia que 96% dos acidentes acontecem por falhas humanas? A mudança começa com atitudes conscientes — e a educação é o primeiro passo.”
A ação reforça a importância de trabalhar a conscientização desde a infância, para que as crianças cresçam com um comportamento voltado ao respeito, à empatia e ao cumprimento das leis de trânsito.
Juntos salvamos vidas!
0 Comentários