ENCOMENDAS DE BOLOS

Audiência pública anuncia regularização fundiária para moradores dos residenciais Ouro Verde e Ilha do Sol

Encontro contou com a presença do prefeito Adriano Ramos, Justiça Federal, EMGEA e prefeitura, com anúncio de isenção total do ITBI e mutirão de conciliação para garantir a escritura dos imóveis


O prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, participou na noite desta segunda-feira (26) de uma audiência pública realizada na Escola Municipal em Tempo Integral Dr. Aníbal Ribeiro Filho, no Parque Agari. Durante o encontro, foi apresentado um programa de regularização fundiária que beneficiará moradores do Conjunto Residencial Ouro Verde e do Conjunto Residencial Ilha do Sol, localizados na Vila Paranaguá.

Em sua fala, o prefeito agradeceu a presença dos moradores e das autoridades envolvidas no processo e destacou a importância da audiência para a cidade. Segundo Adriano Ramos, o município vem avançando em temas como regularização fundiária e moradia, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Habitação e Regularização Fundiária.

O prefeito anunciou duas importantes medidas para os moradores: a isenção de 100% do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) para quem aderir ao processo de regularização e a implantação do programa “Habitação para Todos”, que prevê a construção de novas moradias em Paranaguá, em parceria com o Poder Judiciário e diversos setores da administração municipal.

A juíza federal Anne Karina Stipp Amador Costa, responsável pela Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e coordenadora do CEJUSCON do Paraná, explicou que o programa é desenvolvido pela EMGEA (Empresa Gestora de Ativos). De acordo com a magistrada, será realizado em Paranaguá um mutirão de conciliação para permitir que os moradores regularizem os imóveis, que atualmente ainda estão em nome de cooperativas que não estão mais ativas. 

Segundo a juíza, o acordo oferecido pela EMGEA possibilita que os moradores adquiram definitivamente os imóveis por valores acessíveis, com pagamento em até 60 parcelas fixas e sem juros, reforçando o caráter social da iniciativa. A isenção do ITBI concedida pela prefeitura complementa o processo, facilitando a regularização.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Habitação e Regularização Fundiária, Leonice Lara Lacerda, destacou que os próximos encontros do programa estão marcados para os dias 7 e 8 de abril e demonstrou confiança na efetivação da regularização. Ela ressaltou que a ação representa cidadania, dignidade e o direito à propriedade para as famílias beneficiadas.

O superintendente de Operações com Pessoas da EMGEA, William Almeida Santos, explicou que a empresa pública federal assumiu, nos anos 90, financiamentos habitacionais de cooperativas que se tornaram inadimplentes. Desde então, muitos imóveis permaneceram sem regularização. O objetivo do mutirão, segundo ele, é oferecer segurança jurídica e legalidade aos moradores que ocupam os imóveis há décadas.

Participaram da audiência a juíza federal Anne Karina Stipp Amador Costa, o representante da EMGEA William Almeida Santos, a secretária municipal Leonice Lara Lacerda, o prefeito Adriano Ramos, o advogado Carlos Bachi (representante dos moradores), o advogado Sadi Bonnato (EMGEA), o síndico do Residencial Ouro Verde Gilson Marcondes e Patrick Roberto Gasparet, do Cartório de Registro de Imóveis de Paranaguá.











Paranaguá, audiência pública, regularização fundiária, habitação, moradia, Ouro Verde, Ilha do Sol, Vila Paranaguá, EMGEA, Justiça Federal, ITBI, cidadania, direito à propriedade, desenvolvimento urbano, prefeitura de Paranaguá

Texto: Jornalista Edye Venancio

Fotos: Wilson Leandro

Postar um comentário

0 Comentários