ENCOMENDAS DE BOLOS

Revitalização em paralelepípedos da Rua João Régis

Intervenção na Rua João Régis mantém características originais do local tombado pelo patrimônio histórico e reforça atrativos turísticos no centro da cidade.


A tradicional "Descida da Catedral", em Paranaguá, está passando por um processo de revitalização com a substituição do pavimento por paralelepípedos. A Rua João Régis, que liga a Catedral Diocesana à parte baixa do centro histórico, é tombada pelo patrimônio histórico e, por isso, não pode receber pavimentação asfáltica.

A obra gerou questionamentos por parte da população sobre a escolha do material utilizado. No entanto, segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Ozeias Rebello Costa, o tombamento impede qualquer modificação que descaracterize o valor histórico do local. “Muitos perguntam por que não asfaltamos, mas como o local é protegido pelo patrimônio histórico, a intervenção precisa manter suas características originais. O tombamento é um ato de reconhecimento da importância histórica, artística ou cultural de um bem e garante a preservação da identidade de uma comunidade”, explicou.

A revitalização faz parte de um conjunto de ações voltadas à valorização do centro histórico de Paranaguá, atendendo a uma solicitação do prefeito Adriano Ramos. “Estamos trabalhando para tornar o centro mais atrativo aos turistas que vêm conhecer nossas belezas e pontos turísticos”, completou o secretário.



patrimônio histórico, revitalização, centro histórico, Paranaguá, Rua João Régis, Descida da Catedral, paralelepípedos, turismo, preservação cultural, obra pública, tombamento, Secretaria de Obras Públicas, Adriano Ramos, Ozeias Rebello Costa, turismo histórico, identidade cultural

Texto e fotos: Jornalista Edye Venancio



 

Postar um comentário

0 Comentários