Encontro promovido pela Prefeitura de Paranaguá discutiu alternativas para melhorar o trânsito após a construção da ponte de acesso à ilha

O evento reuniu moradores, técnicos, autoridades e os vereadores Aldo José e Lena da Farmácia. O objetivo foi debater os desafios e propor soluções para o trânsito da região, especialmente após a construção da ponte que facilitou o acesso de veículos à ilha.
O secretário da Serval destacou que este foi apenas o primeiro de outros encontros que serão realizados para tratar do tema. “Estamos agendando outras reuniões com a comunidade, que é a mais interessada nesse processo. Agradeço a todos que participaram, em especial aos palestrantes”, afirmou.
Durante a palestra, o engenheiro civil Reilly da Cunha Algodoal, da Secretaria de Planejamento e Gestão, explicou que a mobilidade urbana deve priorizar os pedestres. “Devemos pensar a ilha como uma pirâmide invertida. No topo está o pedestre, seguido das bicicletas, transporte coletivo, transporte de cargas e, por último, os automóveis de passeio”, disse.
A diretora de Planejamento Urbano, Kim Tosini Costa, reforçou a importância de ouvir os moradores. “Esse tipo de encontro nos ajuda a compreender as principais carências de uma região com grande população, muitos veículos e a ausência de infraestrutura básica, como calçadas. Estudar a mobilidade urbana é essencial para buscarmos soluções que atendam a todos”, declarou.
O morador Amauri Carvalho, presidente do Conselho de Pais do Colégio Cidália Rebello Gomes, apontou que a ponte trouxe benefícios, mas também desafios. “Antes dividíamos espaço com motociclistas, ciclistas, cavalos e cachorros. Agora, somam-se caminhões, ônibus, tratores e até caminhão-tanque de coleta de esgoto. É fundamental discutir a mobilidade da ilha para garantir segurança e fluidez para todos”, afirmou.
Uma das propostas debatidas no encontro foi a transformação em binário das ruas Natanael Corá e José Vicente Elias, principais vias de circulação da região. A medida visa melhorar o tráfego e reduzir os conflitos entre pedestres e veículos.
Jornalista Edye Venancio
0 Comentários