Farmacêutico Murilo Cereda orientou pacientes em palestras e rodas de conversa nas UBS dos bairros 7 de Setembro e Vila Bela na Ilha dos Valadares

Durante os encontros, Cereda abordou temas como a importância de seguir corretamente as orientações médicas, os riscos da automedicação e a necessidade de se manter o tratamento com medicamentos de uso contínuo. Ele também explicou sobre as diferentes formas de apresentação dos medicamentos – como cápsulas, comprimidos e soluções – e destacou os efeitos que podem ocorrer quando o uso é interrompido sem orientação profissional.
A enfermeira Gabriele Nogueira Casimiro Pavão, responsável pela UBS Emir Roth, ressaltou a relevância da atividade: “Recebemos a visita do farmacêutico Murilo, que trouxe informações valiosas sobre o uso correto dos medicamentos. São orientações fundamentais, pois muitas dúvidas surgem a partir da prescrição médica”.
O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos surgiu há 22 anos, por iniciativa de estudantes de Farmácia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o uso racional de medicamentos como a prática em que “os pacientes recebem medicamentos adequados às suas necessidades clínicas, em doses corretas, por um período adequado e ao menor custo possível”.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou, em comunicado recente, os riscos da automedicação: “É preciso que as pessoas se conscientizem dos riscos reais dessa prática, que pode causar reações graves, inclusive óbitos”.
As ações de orientação continuam nesta terça-feira (6), na Unidade de Saúde Ezequiel Luiz Dias do Nascimento, no bairro Leblon, onde Murilo Cereda prestará atendimentos e esclarecerá dúvidas da população sobre medicamentos e seus efeitos.
0 Comentários